CIRCUITO MUNDIAL: Larissa/Talita leva ouro, e Ágatha/Duda fica com bronze em Moscou

Domínio verde e amarelo no pódio da etapa três estrelas de Moscou, a oitava do Circuito Mundial 2017. Larissa e Talita (PA/AL) ficaram com o ouro ao vencerem as norte-americanas Summer Ross e Brooke Sweat por 2 sets a 0 (21/16, 21/14), em 30 minutos, na manhã deste domingo (04.06). De quebra, Ágatha e Duda (PR/SE) garantiram o bronze ao Brasil.

O terceiro lugar veio horas antes, com vitória sobre as alemãs Bieneck e Schneider (21/14, 13/8), que desistiram da partida por lesão de Bieneck, após 26 minutos de partida. Já na decisão, domínio absoluto de Larissa e Talita, que somam 1200 pontos no ranking do tour internacional e levam um prêmio de 10 mil dólares para casa.

"Estamos tão felizes em ganhar esta medalha de ouro depois de não termos ido tão bem em casa, no Rio. Tivemos uma semana difícil em Moscou, com um frio muito intenso e até neve, mas fizemos nosso melhor nesta final de 'verão russo'", disse Talita.

"A final é importante, obviamente, e os times que chegam nesta parte do torneio são bons e fizeram um trabalho forte. Entramos muito focadas, jogando na nossa melhor forma e tentando não pensar no frio e outros fatores. O principal era manter a concentração e nossa virada de bola, sem perder nossos ataques", completou Larissa.

Esta é a 15ª medalha de ouro da parceria de Larissa e Talita, formada em 2014, em 30 etapas disputadas no Circuito Mundial. Individualmente, Larissa chega ao impressionante 61º título internacional, enquanto Talita conquista sua 33ª medalha de ouro. Ela está a um título de igualar a marca da medalhista olímpica e lenda Shelda, que venceu 34 vezes.

Ágatha e Duda conquistam a terceira medalha internacional da parceria, uma de cada cor. Elas somam 720 pontos e recebem um prêmio de 5 mil dólares pela colocação. A bloqueadora paranaense, melhor jogadora do último Campeonato Mundial, falou sobre o bronze.

"Estamos muito felizes com essa medalha, foi difícil para nós neste torneio, pois somos brasileiras, acostumadas com o calor, e o tempo estava realmente terrível. É nossa terceira medalha em três torneios juntas, é incrível, somos um time novo que estreou só cinco meses atrás, além de a Duda ser bastante jovem. Estamos muito felizes", disse Ágatha.

O Brasil mantém 100% de aproveitamento no naipe feminino em etapas em que contou com uma dupla na disputa, com ouros em Fort Lauderdale (EUA), Xiamen (China), Rio de Janeiro (Brasil) e agora na capital russa. Veja a lista completa abaixo.

O Jogo
A partida começou bastante movimentada, com bom volume das duas defesas e vários rallys emocionantes. As brasileiras foram mantendo dois pontos de vantagem durante a maior parte do tempo, até que em contra-ataque, Larissa aumentou: 10 a 7. No lance seguinte, mágica de Larissa, que defendeu uma bola passando de primeira, anotando ponto.

Aos poucos as tricampeãs brasileiras se soltaram, as norte-americanas não conseguiam confirmar suas viradas de bola e o placar foi ficando dilatado. Em erro de ataque de Sweat, o placar chegou a 16 a 11 para o Brasil. Mantendo a virada de bola, a parceria verde e amarela fechou o primeiro set por 21 a 16, em ataque de Talita.

O segundo set começou mais equilibrado, com as norte-americanas liderando pela diferença mínima nos primeiros pontos. Em erro de ataque de Ross, as brasileiras abriram 7 a 5 e começaram a controlar o set. Na parada técnica a vantagem era de 13 a 8. As norte-americanas chegaram a reduzir a diferença para dois, mas não adiantou.

Em ace, Talita encaminhou a vitória anotando 17 a 13. Summer e Brooke tentaram pedir tempo para reagir, mas não fui suficiente para parar o jogo sólido das brasileiras. Mantendo a virada, as tricampeãs brasileiras fecharam o segundo set e o jogo em largada de Talita: 21 a 14.

Esta é a oitava etapa da temporada 2017 do Circuito Mundial, sendo a terceira na categoria três estrelas, que distribui 150 mil dólares em prêmios aos atletas. Neste ano os eventos são elencados de uma a cinco estrelas, de acordo com a importância, pontuação e premiação.

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2017

Etapa Fort Lauderdale (EUA) - 5 estrelas
Álvaro Filho/Saymon - ouro
Larissa/Talita - ouro
Evandro/André Stein - prata
Ágatha/Duda - prata

Etapa Xiamen (China) - 3 estrelasFernanda Berti/Bárbara Seixas - ouro

Etapa Rio de Janeiro (Brasil) - 4 estrelasAlison/Bruno Schmidt - ouro
Ágatha/Duda - ouro

Etapa Moscou (Rússia) - 3 estrelas
Larissa/Talita - ouro
Ágatha/Duda - bronze

==> Foto: Divulgação / FIVB

0 comentários:

Postar um comentário