Museu Correios recebe a Exposição Monóculo

Em “Monóculo” o artista plástico alagoano, radicado em Brasília, Fábio Pedrosa convida o visitante a abstrair do entorno e olhar com atenção cada obra e se abrir para uma experiência sensorial. As telas revelam séries pictóricas diferentes na paleta de cores e nas técnicas empregadas, mas que convergem ao aludir uma percepção utópica da vida.

A exposição é instigante ao propor, como no monóculo, aumentar e aproximar o que está ao longe e finalmente ver o que não se conseguia avistar. De acordo com o artista, o nome surge da ideia de que em uma época de multitarefas o apreciar requer uma pausa. “A pintura exige uma concentração, exige uma certa parada, um foco e essa impressão de que a pintura exige esse foco, me remete ao monóculo, que também exige isso, que você pare, se isole do que está à sua volta e preste atenção a aquilo que está na sua frente. Então eu quero que a minha pintura tenha essa impressão ou traga essa sensação para quem está olhando para ela”.

A primeira série segue uma linha que tem a ver com o surrealismo. São cenas urbanas, do cotidiano que recebem a interferência do artista, elementos que não fazem parte do real, então tem algo de surrealismo. A segunda são três telas, as únicas em pintura à óleo, que remetem à água, fluidez na interação cromática, não possuem perspectiva, linhas, horizontes e planos definidos. E a terceira é um universo onírico fantástico, onde reúne imagens de sonhos, do inconsciente e remetem a algum sentimento, a alguma divindade ou experiência espiritual.

Sobre o Artista
Nasceu em Maceió, Alagoas, em 1975. Estudou na Escola de Belas Artes de Maceió. Mais tarde, na busca por novos horizontes e experiências, escolheu estudar Comunicação Social na Universidade de Brasília e depois se mudou para o Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou por um ano. De volta, a Capital Federal virou sua base e estudou de forma independente em alguns dos melhores ateliês da cidade.

Uma inquietação crescente o levou a reformulações na vida e no trabalho, com a descoberta de novos caminhos para sua arte. Em São Paulo, complementou sua formação artística em prestigiados e intensivos cursos, que consolidaram uma mudança na estética e na temática de sua obra, com um novo modo de encarar a pintura como expressão pessoal.

Atualmente desenvolve duas linhas paralelas de trabalho. Experimenta nova palheta de cores em cenas figurativas urbanas, com intervenções mágicas e elementos algo surreais. Na segunda frente de trabalho, abre a porta para imagens de um universo algo onírico.

Saiba mais
Site: www.fabiopedrosa.com 
Instagram: @fabiopedrosa.art
Facebook: fabiopedrosa.art@facebook.com
E-mail: fabiopedrosa.art@gmail.com
55 61 99804-4665 (TIM - whatsapp) | Brasília - DF – Brasil


SERVIÇO:

Exposição Monóculo
Visitação: Até 25 de junho de 2017.
Local: Museu Correios - SCS quadra 4, bloco A, 256, ed. Apolo - Asa Sul, Brasília - DF, 70304-915.
Horário: terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Informações: (61) 21419276
Classificação etária: Livre para todos os públicos | Entrada franca

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário