MENOPAUSA: CUIDADOS COM A PELE

A menopausa traz inúmeras mudanças ao corpo da mulher. Para a maioria delas, o período exige adaptações, já que ocorrem alterações no humor, ganho de peso e envelhecimento. A pele tende a ficar menos hidratada e mais flácida. “A redução dos níveis de estrogênio diminui a produção de elastina e de colágeno resultando em flacidez e rugas mais profundas. As taxas de ácido hialurônico também diminuem, deixando a pele ressecada e sensível à irritações”, explica o dermatologista Ricardo Fenelon.

Nos primeiros anos, em que a menstruação para, ocorre uma baixa de 30% na produção de colágeno. Em algumas mulheres, há também o aumento dos níveis de testosterona, que tende a propiciar o aparecimento de pelos faciais e acne, especialmente, na parte inferior do rosto – queixo e pescoço. “A proteção solar e a hidratação são passos fundamentais para manter uma pele saudável”, ressalta o dermatologista.

As alterações de pele podem se apresentar de várias formas: pele seca, pele irritada e com comichão, sensação de formigueiro, pele vermelha; pequenos inchaços; pequenas manchas, alterações na pigmentação da pele, rosácea, entre outros. Cada tipo de pele necessita de um tratamento de acordo com as suas particularidades. Os cuidados na menopausa variam muito de paciente para paciente.

O uso de cremes com ácidos, como retinóico e glicólico; antioxidantes como a vitamina C e E; e ácidos hialurônicos, são recomendados. Em alguns casos, o uso da tóxina botulínica, preenchimento, lasers e tratamento oral também são indicados para melhorar a textura da pele. No dia a dia, evite banhos muito quentes, além de cremes e óleos muito perfumados, para não irritar a pele. Para hidratação opte por alternativas saudáveis como a manteiga de cacau, óleo mineral, vaselina, óleos de amêndoas doces ou de sementes de damasco. E, não esqueça do uso do filtro solar diariamente.

Dermatologista Ricardo Fenelon

==> Foto: Reprodução

0 comments:

Postar um comentário