Festival ¼ de Cena abre seletiva de trabalhos para sua primeira edição

Em agosto de 2017, Brasília ganhará a primeira edição do Festival ¼ de Cena. Sob o codinome de Furando a Bolha, o evento visa fomentar a produção e circulação de trabalhos cênicos independentes no Distrito Federal. No intuito de democratizar a participação dos mais distintos grupos, companhias coletivos e indivíduos do DF, o evento abre “provocatória” – sugestivo nome dado à seleção de espetáculos – a partir de 2 de maio, e as inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de junho. Ao todo, serão selecionadas 12 cenas curtas, de até 15 minutos, que serão apresentadas na programação do festival ao longo de quatro dias.

Além das apresentações, o evento promove atividades formativas e reflexões sobre processos criativos, com workshops e debates entre plateia e jurados. A iniciativa pretende agregar artistas, linguagens e processos criativos diferenciados ao longo de sua realização. O objetivo é reunir artistas que nem sempre são contemplados por produções na Capital, e estimular a fruição e difusão cultural entre agentes da categoria e o público, fomentando os processos de criação e difusão de trabalhos no universo das cenas curtas. O Festival ¼ de Cena tem Coordenação Geral de Janaína Melo de Lima e patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura.

Confira a “provocatória” do projeto.

PROVOCATÓRIA PARA ARTISTAS CÊNICOS DO DISTRITO FEDERAL
O Festival de cenas curtas ¼ de cena convida artistas cênicos independentes, grupos, coletivos e cias de todo o território do Distrito Federal a se inscreverem na 1ª edição intitulada Furando a Bolha que tem por objetivo provocar a criação, produção, promover a difusão de diferentes linguagens cênicas sejam elas teatro, circo, dança e agregar novos e consagrados artistas num espaço de interação e intercâmbio entre a produção artística local e público geral. 

1.     INSCRIÇÔES:
1.1  Para efetuar a inscrição, o artista proponente deverá enviar até o dia 04/06/17 os seguintes itens:
 a) Formulário preenchido com: Dados do proponente; Proposta de montagem especificando a linha de trabalho a ser adotada; Sinopse do texto; Descrição da cenografia e da iluminação; Ficha técnica; Breve currículo dos principais artistas envolvidos.
b) Registro audiovisual (ensaio, na íntegra ou trecho) da cena proposta (link vímeo, youtube, etc...)
c) As Inscrições devem ser feitas através do site www.umquartodecena.com.br

2.  DAS CENAS:
 2.1 As cenas deverão ter duração máxima de 15 minutos e devem ser criadas para o palco.
2.2 As cenas não precisam ser inéditas.
2.3 A cenografia e os recursos técnicos utilizados deverão ser de fácil montagem e desmontagem, a fim de que o intervalo entre as cenas não ultrapasse, em hipótese alguma, 5 minutos.

3. DA SELEÇÃO DAS CENAS PARA O FESTIVAL
 3.1 A curadoria formada por artistas convidados pela coordenação do festival ¼ de cena e selecionará 12 cenas para mostra competitiva. O resultado da seleção estará disponível aos inscritos na página do evento no Facebook.
3.2 As cenas selecionadas receberão a título de cachê de participação o valor de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) a serem pagos até 05 dias após o evento, mediante a apresentação de nota fiscal.
3.3 Os responsáveis por cada cena selecionada assinarão um termo firmando o compromisso de participação no Festival e participação de ao menos um integrante da equipe aos debates, workshops, ações formativas do evento;
3.4 Os responsáveis por cada cena selecionada deverão encaminhar à produção do festival, impreterivelmente até o dia 05 de julho de 2017 os seguintes itens:
·      Três fotos da cena ou dos artistas envolvidos (resolução mínima de 300 dpi’s, crédito do fotógrafo);
·      Sinopse da cena e ficha técnica completa;
·      Documentos referentes à cessão dos direitos autorais relativos à cena (texto e trilha sonora).
·      Mapa de luz e demais equipamentos que serão usados fora do rider técnico disponibilizado pelo festival e informado após definição do espaço;
3.5 cada selecionado terá 1 hora e 30 minutos para a montagem de luz e cenário e realização de ensaio técnico que será agendado pela produção do festival.

4. DA PRODUÇÃO DO FESTIVAL
 4.1 A coordenação e a curadoria do festival se reservam o direito de desclassificar a qualquer momento a cena selecionada caso seja constatada alguma alteração radical na proposta originalmente apresentada.
4.2 Todos os projetos inscritos no festival receberão um e-mail de confirmação de cadastro da produção do evento.
 4.3 O festival não se responsabiliza por transporte de cenário, equipe e alimentação dos participantes e eventuais despesas com liberação de direitos autorais (ECAD, SBAT ou órgão responsável), produção de fotos para a divulgação, transporte de material e outros gastos para a realização de sua apresentação que não constem da infraestrutura oferecida.
4.4 O Festival disponibilizará, para a produção das cenas, além de cartazes e programas comuns a todo o evento, os seguintes itens: espaço do teatro; técnicos; contrarregras; equipamentos de som, luz e infraestrutura da caixa cênica disponíveis na casa.
4.5 A organização do Festival efetuará a programação da ordem de apresentação das cenas, segundo conveniências técnicas e critérios de linguagem.
4.6 O festival terá duração de 4 (quatro) dias, sendo 3 (três) dias de mostra e 1 (um) de encerramento e premiação, a cada dia serão apresentadas 4 cenas curtas selecionadas pela curadoria.

 5. DA PREMIAÇÃO
 5.1 As 4 (quatro) melhores cenas escolhidas pelo corpo de jurados e voto de júri popular serão premiadas com:
·      Uma obra de arte de artista plástico convidado. 
·      Valor de RS 1.000,00 (um mil reais)

6. DO DIREITO AO USO DE IMAGEM E VOZ
 6.1 Todos os selecionados no Festival Cenas Curtas cedem a produção do ¼ de cena o direito de uso de imagem e voz para todo e qualquer formato, meio de comunicação e mídia para ser utilizada em campanhas promocionais e institucionais, sejam essas destinadas à divulgação ao público em geral e/ou apenas para uso interno, em todo território nacional e no exterior, em qualquer mídia, veículo e inclusão em base de dados, armazenamento e quaisquer outras modalidades de reprodução, exibição e transmissão  por tempo indeterminado. 

Obs: Esta chamada foi elaborada com base no edital do festival de cenas curtas Cine Horto.


SERVIÇO:

Provocatória ¼ de Cena
Festival de Cenas Curtas
Edição Furando a Bolha
Inscrições abertas até 4 de junho de 2017

==> Foto: Adon Bicalho

0 comments:

Postar um comentário