Conferência de Celso Amorim poderá ser acompanhada pela internet

O evento acontece na terça-feira, 30 de maio, às 18h30, no auditório da Editora Unesp e Cedem (Praça da Sé, 108 - 7º andar – Centro – São Paulo). Na ocasião, Celso Amorim  autografa seu livro. O encontro, aberto ao público, será mediado pelo professor Héctor Luís Saint-Pierre, do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Unesp e terá transmissão ao vivo pelo endereço www.tv.unesp.br/cedem. As vagas são limitadas. As inscrições para o evento presencial são gratuitas e devem ser feitas no link descrito ao final. 

A grande estratégiaSobre o livro - Quais são as políticas de defesa de um país democrático e pacífico,mas detentor de importantes reservas naturais e que figura entre as principais economias do mundo? Como articular a defesa dos interesses nacionais com a promoção da paz? Um caminho que trata concretamente dessas questões estratégicas está delineado no conjunto de textos de Amorim quando era ministro da Defesa brasileiro – entre agosto de 2011 e dezembro de 2014 – e reunidos em A grande estratégia do Brasil.

Já em seu pronunciamento na cerimônia de posse, que abre o livro, Celso Amorim traça os temas a serem trabalhados, como a modernização das forças armadas, o fortalecimento da indústria nacional de defesa, a capacitação tecnológica nacional, a cooperação de defesa com os parceiros da América do Sul e do Atlântico Sul, a contribuição do país como provedor de paz às Nações Unidas e o papel dos militares em uma sociedade democrática. Seguem-se outros 29 discursos, selecionados de modo a elucidar os principais aspectos relacionados a uma política pública de defesa, mas também abarcando aqueles que se tornaram simbólicos diante das circunstâncias em que foram proferidos. Em conjunto, tornam-se representativos das diferentes atividades do Ministério, para além da sua atividade primordial de defesa.  

Sobre o autor – Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante o governo Itamar Franco (1993- 1994) e durante o governo Lula (2003-2014). Foi ministro da Defesa durante o governo Dilma Rousseff (2011-2014). Atualmente, o embaixador Amorim é membro da Unidade de Inteligência da Fundação Getúlio Vargas, membro do Conselho Diretor do International Crisis Group, chefe da missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos no Haiti e membro do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Acesso a Medicamentos.  

Serviço
Terça-feira, 30 de maio de 2017, às 18h30
Praça da Sé, 108 - 7º andar - SP (SP)
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
Transmissão do vivo: www.tv.unesp.br/cedem  

TítuloA grande estratégia do Brasil: Discursos, artigos e entrevistas da gestão no Ministério da Defesa
Autor: Celso Amorim
Número de páginas: 398
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 31
ISBN: 978-85-7631-585-8 (FUNAG) | 978-85-3930-627-5 (Editora Unesp)

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário