VÔLEI DE PRAIA NACIONAL - Super Praia 2017 e os Melhores da Temporada 2016/2017

SUPERPRAIA 2017: Ágatha e Duda levam o ouro em Niterói

Uma parceria que começou há pouco mais de quatro meses e que já colhe frutos maduros. Este é o panorama da parceria formada entre a medalhista olímpica Ágatha e a joia da nova geração do vôlei de praia brasileiro, Duda. Juntas, elas conquistaram o segundo título da parceria neste sábado (29.04), ao vencerem na final do Superpraia, Maria Elisa e Carol Horta (PE/CE) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/14), em 39 minutos de partida na arena montada na praia de Icaraí, em Niterói (RJ).
 

A vitória na decisão do torneio que reuniu as principais duplas da temporada 2016/2017 do Circuito Brasileiro deu à Ágatha o terceiro título consecutivo na competição. Em 2015 e 2016 ela venceu ao lado de Bárbara Seixas. No entanto, para a atleta, o mais importante não foi a marca pessoal alcançada e sim a coroação de um trabalho em conjunto.
 

"Eu não fiquei pensando nisso, de que poderia ser tricampeã. O meu foco era ser campeã com a Duda. Eu parabenizei a Maria Elisa e a Carol pelo resultado delas, pois vieram do outro lado do mundo direto para o torneio e isso não é fácil. Elas venderam caro a derrota, foi um jogo bonito. Estamos muito unidas com nossa comissão técnica, todos se dedicam ao máximo desde o primeiro dia em que começamos o trabalho. Somos uma equipe formada por pessoas de diversas partes do Brasil, com culturas diferentes, passamos por vários altos e baixos, com ideias diferentes, mas com um objetivo comum, que é a vitória. E é essa mistura e mais a doação que todos fazem para o bem do time que conseguimos os bons resultados", comentou Ágatha.
 

A jovem Duda não escondeu a emoção ao final do jogo e também exaltou a união entre ela, a parceira Ágatha e a comissão técnica.
 

"Estou muito feliz. Nos preparamos demais para o Superpraia. Esse torneio é especial. Treinamos muito e esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A Ágatha é tricampeã desse torneio e posso dizer que ela é a melhor parceira possível. Tenho que agradecer a toda a comissão técnica e a todos que nos apoiaram nessa caminhada. Nossa sintonia como dupla está crescendo a cada torneio. A experiência que ela está me passando é incrível e ela está me formando uma pessoa mais madura", disse a sergipana.
 

Do outro lado da quadra, a experiente Maria Elisa comemorou a prata ao lado de Carol Horta. As duas chegaram pela primeira vez em uma final juntas.
 

"Estou muito feliz com esse resultado. Para nós chegarmos em segundo, significa que outras duplas muito boas ficaram para trás. Eu valorizo muito este pódio com a Carol, espero que seja o primeiro de muitos. É a primeira final dela e estou orgulhosa do que realizamos. Quero dedicar isso ao meu noivo Paulo e minha família, que sabem o quanto eu sofri para voltar ao pódio. Agradeço aos meus fisioterapeutas Odir e Marquinho que fizeram um grande trabalho para eu estar aqui com 100% de condições", contou Maria.
 

O bronze do Superpraia ficou com as tricampeãs do Circuito Brasileiro, Larissa e Talita (PA/AL), que venceram Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) por 2 sets a 0 (21/12 e 21/18). Nas semifinais, realizadas na manhã deste sábado, Ágatha/Duda (PR/SE) venceu Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) por 2 sets a 1 (16/21, 21/16 e 15/8). Maria Elisa e Carol Horta (PE/CE) passaram por Larissa e Talita também em três sets (21/19, 18/21 e 15/13).
 

Criado na temporada 2013/2014, o Superpraia possui premiação dobrada em relação às demais etapas do Circuito Brasileiro. Os campeões nos dois naipes recebem R$ 79,9 mil e a competição conta com uma festa para eleger os destaques da temporada. Serão oito categorias técnicas, decididas pelos atletas e treinadores (levantamento, recepção, bloqueio, saque, defesa, ataque, atleta que mais evoluiu e melhor jogador) e uma votação popular, que elegerá o ‘craque da galera’.
 

A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado e terminou em Vitória (ES), no início de abril. O tour também passou por Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), São José (SC), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE).



CIRCUITO BRASILEIRO: Larissa e Álvaro são eleitos os melhores da temporada 2016/2017

A noite de sábado (29.04) foi de premiação para os principais destaques da temporada 2016/2017 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em festa organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) na cidade de Niterói (RJ), onde até domingo (30.04) ocorre o Superpraia. Entre os diversos prêmios da noite, destaque para Larissa, eleita pela terceira temporada consecutiva a melhor jogadora do circuito, e Álvaro, eleito o melhor jogador no masculino pela primeira vez.
 

"Fico muito feliz pela premiação e isso mostra que o trabalho da nossa dupla está no caminho certo. Tenho que valorizar todas as pessoas que trabalham comigo porque ninguém conquista nada sozinho. Em primeiro lugar o nosso CT Cangaço, nosso técnico Ernesto, toda a nossa comissão técnica, nossos patrocinadores, familiares e gostaria de deixar um salve especial para o meu pai que é uma pessoa muito especial em toda a minha trajetória. Hoje só estou aqui graças aos meus pais (Patrícia e Álvaro), minha noiva Marcela e meus familiares".
 

Além de ser eleita melhor jogadora, Larissa conquistou também os títulos de melhor recepção, levantamento e defesa. Já no masculino destaque para o campeão olímpico Bruno Schmidt que venceu nas categorias melhor levantamento, recepção e defesa (veja todos os vencedores abaixo).
 

"Todo atleta treina para vencer, busca os seus sonhos e objetivos. E vem acontecendo tanta coisa boa ao longo desses anos, essas premiações me deixam muito orgulhosa. Dizer que estou feliz seria redundante, a palavra é orgulhosa mesmo. Orgulhosa de fazer isso por tanto tempo, por ser uma vencedora esporte, que é muito difícil e receber o carinho das pessoas, essa é a nossa recompensa. Em premiações como essa eu me sinto muito feliz e dedico à minha parceira, minha comissão, minha família, minha esposa, pois eu sempre digo que a vitória é nossa, a derrota é nossa, o acerto é nosso e o erro é nosso", declarou Larissa.
 

A votação que elegeu os melhores da temporada foi definida pelos técnicos e jogadores. Oito categorias, em ambos os naipes, foram premiadas: atleta que mais evoluiu, levantamento, recepção, bloqueio, saque, defesa, ataque e melhor jogador.
 

A medalhista olímpica Larissa alcançou mais um feito notável em sua vitoriosa carreira, vencendo pela oitava vez o título de melhor jogadora da temporada (2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 14/15, 15/16 e 16/17) e é a atleta mais premiada nesta categoria.
 

Parceiros de Larissa e Bruno Schmidt, Talita e Alison também se destacaram com duas honrarias. Ambos venceram como melhor bloqueio e melhor ataque da temporada.
 

Na cerimônia deste sábado também houve espaço para homenagear dois árbitros pelos serviços prestados ao vôlei de praia e que em 2017 penduram o apito. Mário Ferro e Elzir Martins receberam placas comemorativas pelos 30 anos de praia.
 
Craque da Galera
A terceira edição da premiação popular que elege o atleta favorito da torcida foi novamente um sucesso. Ágatha venceu entre as mulheres enquanto Márcio Gaudie foi o vencedor entre os homens.

 

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2016/2017 passou por nove cidades de quatro regiões diferentes (Campo Grande, Brasília, Uberlândia, Curitiba, São José, João Pessoa, Maceió, Aracaju e Vitória). A estrutura para cerca de mil pessoas, com entrada franca, encantou torcedores ao longo de nove meses.
 

Os jogos seguem com o Superpraia neste domingo (30.04), quando serão disputadas a final masculina e a disputa pela medalha de bronze do mesmo naipe, a partir das 10h e com transmissão ao vivo do canal SporTV.
 
VEJA OS VENCEDORES DA NOITE:
Melhor jogador
Larissa e Álvaro

Craque da Galera
Ágatha e Márcio Gaudie

Atleta que mais evoluiu
Ana Patrícia e André Stein

Melhor levantamento
Larissa e Bruno Schmidt

Melhor recepção
Larissa e Bruno Schmidt

Melhor bloqueio
Talita e Alison

Melhor saque
Ágatha e Evandro

Melhor defesa
Larissa e Bruno Schmidt

Melhor ataque
Talita e Alison

 
GALERIA FOTOS
http://voleidepraia.cbv.com.br/galeria/1867/niteroi-rj---29.04.2017---premiacao-dos-melhores-da-temporada



SUPERPRAIA 2017: Em duelo de gigantes, Alison e Bruno levam o ouro pela quarta vez no Superpraia

Mais uma vez a arena montada na praia de Icaraí, em Niterói (RJ), foi tomada pelos fãs de vôlei de praia que acompanharam as disputas por medalhas do torneio masculino do Superpraia 2017. O público presente testemunhou a história do esporte sendo escrita. Na manhã deste domingo (30.04) Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) conquistaram pela quarta vez consecutiva o título do torneio que reúne as melhores duplas do país.
 

A decisão do evento masculino estava recheada de expectativa e atrativos pois colocava frente a frente os campeões olímpicos da Rio 2016 e os campeões do Circuito Brasileiro 2016/2017. Em uma partida cheia de alternâncias no placar e belas defesas, Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) venceram Álvaro Filho e Saymon (PB/MS) por 2 sets a 0 (21/19 e 22/20), em 47 minutos de partida. Na disputa de bronze quem levou a melhor foi Evandro/André (RJ/ES) que venceu Thiago/Geroge (SC/PB) por 2 sets a 1 (17/21, 21/16 e 15/10).
 

Eleito o melhor defensor da temporada, Bruno Schmidt mostrou aos presentes nas arquibancadas porque é chamado de mágico e preencheu o fundo de quadra com bastante propriedade. Ao final da partida, o atleta fez questão de enaltecer o parceiro e a equipe técnica que dá suporte à dupla.
 

"Tudo isso é consequência de nosso trabalho. A nossa dupla não pensa muito nas marcas e nos títulos, acho que isso acaba sendo o segredo para chegarmos aos nossos objetivos. Nossa parceria vai sempre junta no caminho que traçamos, cobrando e instigando um ao outro. Os resultados são consequências. Mesmo se não tivéssemos chegado ao título, só o nosso desempenho no torneio já teria valido a pena, fomos guerreiros do começo ao fim. Claro que é muito satisfatório conquistar o tetra de um torneio tão glamoroso. Quero agradecer minha comissão técnica e principalmente o Alison, que tem sido um parceiro fora da curva, estou vivendo um momento inédito na minha carreira, pois conquistei os meus sonhos e é hora de se reinventar, e ele está ao meu lado e não me deixa perder o foco, agradeço muito a ele por isso", contou Bruno.
 

O gigante Alison também comemorou bastante o feito deste domingo, e ainda brincou que chegou a ouvir a voz do narrador Galvão Bueno repetindo o célebre grito da Copa do Mundo de Futebol de 1994 ("É tetra! É tetra!"), em um momento de lembrança da infância. O bloqueador também confessou a emoção de ter passado de jovem promessa a referência da posição após as conquistas da carreira.
 

"Eu cheguei a lembrar por alguns segundos do Galvão (Bueno) narrando a final da Copa de 94. É muito gratificante jogar um torneio assim, e ver o alto nível do voleibol apresentado por todos os participantes. Um dia eu fui o mais novo em quadra, agora eu sou a referência. Antes eu me inspirava no Ricardo e no Fábio Luiz, hoje o Saymon e outros mais novos olham para mim do mesmo jeito. É uma realização, olho para trás e vejo que cada sacrifício valeu a pena. Todas as dificuldades que tivemos na carreira também nos deram força. As pessoas nos perguntam porque continuamos e eu digo que continuamos por momentos como o de hoje em que a gente representa o nosso país e leva alegria às pessoas. Jogar voleibol é a melhor coisa que eu faço", disse Alison.
 

Parte importante desta história e um dos grandes responsável pelas principais conquistas da dupla ao longo dos últimos quatro anos, o treinador capixaba Leandro Andreão, mais conhecido como Leandro "Brachola", falou do título em Niterói e elogiou o trabalho feito por toda a comissão.
 

"Este campeonato é muito competitivo, se você olhar cada Superpraia, vai ver que todos foram muito difíceis, que tivemos jogos que poderiam ter nos eliminado antes da semifinal. Eles estão de parabéns por terem conseguido manter a concentração durante esses quatro anos e conquistar mais um título. Eles começaram comigo no vôlei de praia lá atrás e nos reencontramos nesses últimos quatro anos. A nossa comissão técnica é composta por vários profissionais excelentes que ajudam eles a estarem em condições de competir em alto nível nas principais competições", disse Brachola.
 

Antes do início da partida final foi a vez da história de outro personagem do Circuito ser enaltecida. O árbitro carioca Elzir Martins foi homenageado pelos 30 anos de dedicação ao esporte. Ele, que faz parte da primeira geração da arbitragem internacional da modalidade, encerrou a carreira nesta final do Superpraia. Além de ter participado de inúmeras etapas dos eventos do Circuito Brasileiro e do Mundial, Elzir também esteve presente em três edições dos Jogos Olímpicos: Sydney 2000, Londres 2012 e Rio 2016.
 

"Depois de tantos anos nessa função, fico com a sensação de dever cumprido. Foram 30 anos como árbitro e tudo que construí, o respeito dos atletas e dos colegas. Tenho a certeza de que fiz o melhor em todo esse tempo. E também sei que faria tudo de novo e da mesma forma, talvez corrigisse uma coisa ou outra. Agora vou descansar um pouco e tenho perspectivas de continuar em outra função no voleibol", disse Elzir ao fim da partida derradeira como árbitro.
 

Criado na temporada 2013/2014, o Superpraia possui premiação dobrada em relação às demais etapas do Circuito Brasileiro. Os campeões nos dois naipes recebem R$ 79,9 mil. A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado e terminou em Vitória (ES), no início de abril. O tour também passou por Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), São José (SC), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE).
 
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA


==> Foto: Daniel Zappe / MPIX / CBV

0 comments:

Postar um comentário