Lançado livro sobre Inclusão e necessidade educacional especial

Eder Pires de Camargo, professor do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, acaba de publicar seu sexto livro: 'Inclusão e necessidade educacional especial: compreendendo identidade e diferença por meio do ensino de física e da deficiência visual' pela Editora Livraria da Física, com apoio da FAPESP.

O livro esclarece o que é comum e específico entre estudantes com e sem deficiência visual no contexto do ensino de física. Está organizado em três partes.

Na parte I, discutem-se temas teóricos como inclusão de alunos com deficiência visual, didática multissensorial e as categorias empírica e semântico-sensorial da linguagem.

Na parte II, apresentam-se as especificidades do aluno cego e com baixa visão. Por exemplo, a resolução de problemas de física envolvendo cálculos matemáticos e processos de impressão de figuras, roldanas, vetores, etc., inicialmente representados em tinta para alto relevo.

A parte III ocupa-se em abordar aquilo que é comum entre estudantes com e sem deficiência visual. Nela, há a descrição de materiais e experimentos multissensoriais, bem como, metodologia de ensino que viabiliza a participação efetiva de estudantes com e sem deficiência visual presentes na mesma sala de aula.

São exemplos de maquetes, as representações tátil-visuais da dispersão da luz branca em um prisma e da onda eletromagnética.

É exemplo de metodologia a peça teatral “Luz: onda ou partícula”. Portanto, como resultado de 20 anos de investigações e sem a pretensão de esgotar o assunto, traz resposta objetiva à questão: como ensinar física para estudantes com deficiência visual?

Como contrapartida ao financiamento da FAPESP, todas as diretorias de ensino do estado de São Paulo receberão um exemplar do livro. O plano é enviar os exemplares durante o ano de 2017.

Sobre o Autor:
Eder Pires de Camargo é Livre docente em ensino de física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Ilha Solteira. É doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concluiu pós-doutorado, mestrado em Educação para a Ciência e licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), câmpus de Bauru. É Professor adjunto Doutor do Departamento de Física e Química da Unesp de Ilha Solteira e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp de Bauru.

Informações
camargoep@dfq.feis.unesp.br

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário