Introdução a temas ontológicos ganha versão sob perspectiva analítica

A compreensão humana sobre o mundo se alargou exponencialmente nos últimos anos e, com ela, as antigas perguntas existenciais de sempre ganharam novos contornos. É o caso dos estudos ontológicos. Essa fatia da filosofia que se ocupa do “ser enquanto ser”, descrita como a “primeira filosofia” em Aristóteles para ser o ponto inicial de todas as outras ciências, passou a se chamar ontologia provavelmente em inícios do séc. XVII. De lá para cá, o seu entendimento tradicional expandiu-se do “estudo do ser ou daquilo que há” para o “estudo do ser ou daquilo que há em relação ao ponto de vista de uma teoria ou concepção”. A partir desta compreensão, “adotando uma visão relativizada (ou naturalizada, como preferem alguns) da ontologia”, Décio Krause traz à luz o seu Tópicos em ontologia analítica, lançamento da Editora Unesp. 

Voltado não apenas àqueles que frequentam cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia, o texto também serve aos interessados em temas ontológicos da contemporaneidade, que se entrelaçam com a lógica e a física. Segundo o autor, não é necessário ter qualquer conhecimento físico prévio além daquele ensinado no Ensino Médio  ?  ele aconselha aos leitores certa familiaridade com linguagem lógica atual, já que os estudos apresentados serão “desenvolvidos no estilo da filosofia analítica, ou seja, enfatizando a análise das linguagens e o uso da lógica e dos sistemas matemáticos em geral”.

Ao longo dos sete capítulos, Krause percorre os principais temas da ontologia analítica sem pretender esgotá-los  ?  por isso, a escolha de “tópicos” ?  e sugere, ao final, os aprofundamentos bibliográficos e temáticos que julga necessários. “Nosso objetivo não é apresentar um tratado geral de ontologia, mas destacar pontos relevantes que conduzam a um estudo das bases ontológicas (e metafísicas) da ciência presente, em especial da física”, afirma.  

Sobre o Autor – Décio Krause é professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e aposentado como professor titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná. Doutor pela USP em 1990, realizou estudos de pós-doutoramento nas universidades de Florença (Itália), Leeds (Inglaterra) e Oxford (Inglaterra). Suas principais áreas de interesse são os fundamentos lógicos e ontológicos da Física Quântica, a Lógica, a Filosofia da Lógica e o estudo da estrutura lógica das teorias científicas, em especial das teorias da Física.

TítuloTópicos em ontologia analítica
Autor: Décio Krause
Número de páginas: 240
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 55,00
ISBN: 978-85-393-0658-9

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário