'Guerra e revolução', de Domenico Losurdo

O próximo lançamento da Boitempo Editorial é o livro 'Guerra e revolução', de Domenico Losurdo. O autor visita o Brasil entre os dias 28 e 31 de março para o lançamento da obra na conferência 'O mundo um século após Outubro de 1917'.  O evento acontecerá no dia 31 de março, sexta-feira, a partir das 19 horas, no auditório 100 do prédio novo da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes - São Paulo/SP).

O Livro
Guerra e revolução: uma nova perspectiva do século XX, a partir de um denso balanço das revoltas modernas.
 

Este livro é uma vigorosa resposta àqueles que pretendem denegrir a história da luta emancipatória. Neste denso e original balanço das revoltas modernas, Domenico Losurdo identifica e recrimina uma tendência reacionária que tem crescido entre historiadores contemporâneos: o revisionismo. Articulando com maestria categorias filosóficas e políticas como guerra civil internacional, revolução, totalitarismo e genocídio, o autor demonstra como as reais motivações dos revisionistas pouco têm a ver com o esforço para um melhor entendimento do passado; em vez disso, baseiam-se nas circunstâncias do presente e nas necessidades ideológicas das classes políticas. O revisionismo histórico quer erradicar a tradição revolucionária e reabilitar a tradição colonial. Losurdo contrapõe oferecendo ao leitor uma nova perspectiva do século XX.

“Um documento implacável. Denso e desconcertante. Um dos mais importantes livros de história escritos nos últimos anos.” – Ron Jacobs, Conterpunch.

“Losurdo é inacreditavelmente culto.” – Jacobin

“Losurdo é um filósofo-historiador de grande lucidez, autor de livros sempre inovadores.” – La Stampa

Ficha Técnica
Título em português: Guerra e revolução: 0 mundo um século após outubro de 1917
Título e subtítulo original: Il revisionismo storico. Problemi e miti
Autor: Domenico Losurdo
Tradução: Ana Maria Chiarini e Diego Silveira Coelho Ferreira
Orelha: Antonio Carlos Mazzeo, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília
Páginas: 400
Preço: R$ 78,00
ISBN: 978-85-7559-546-6
Editora: Boitempo

O Autor
Domenico Losurdo
Domenico Losurdo nasceu em 1941, na Itália. Professor de História da Filosofia na Universidade de Urbino, doutorou-se com uma tese sobre Karl Rosenkranz. Tem publicadas em português, entre outras, as seguintes obras: A linguagem do império: léxico da ideologia estadunidense (Boitempo, 2010) e A luta de classes: uma história política e filosófica (Boitempo, 2015).

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário