Existe Democracia sem Liberalismo?

Para enriquecer o acervo brasileiro de obras jurídicas e ciências sociais e políticas, a Edipro presenteia os leitores com o livro Liberalismo e Democracia, mais um clássico do jusfilósofo italiano Norberto Bobbio.

O mercado editorial de temas jurídicos e sociopolíticos necessita dos brilhantes escritos deste autor. Esta nova tradução contém uma vasta Introdução, extensas indicações bibliográficas e notas que podem contribuir de forma significativa com estudiosos e curiosos sobre liberalismo e democracia.

Quando estudadas as formas de governo, quem não se confunde com os termos “liberal”, “democrático” e “liberal-democrático”? Sempre presentes de forma complexa nos discursos dos meios políticos e midiáticos, tornando o real significado difícil de compreender.

Liberalismo e Democracia, do mâitre-à-penser Norberto Bobbio, traz uma proposta didática para resolver esta confusão que paira sobre o tema. A obra aborda os conceitos de Liberalismo e Democracia de forma clara, venerável e atemporal, e essas características permitem que as diferenças entre essas duas ideologias políticas fiquem bem explícitas.

Em muitos outros livros e artigos, Norberto Bobbio analisou e discutiu diversos aspectos do antigo e do novo liberalismo, e da velha e nova democracia, mas é neste estudo, agora lançado pela Edipro, que os conceitos são apresentados de modo comparativo, abrangente, breve e simples. Por essa razão, a presente obra – já traduzida para seis idiomas – tem sido frequentemente utilizada como texto de base sobre o assunto, por estudantes de diversas partes do mundo.

Liberalismo e Democracia é a quarta obra de Bobbio a ingressar no catálogo da Edipro, que já publicou Teoria da Norma Jurídica, Teoria do Ordenamento Jurídico e A Teoria das Formas de Governo.

Tradução: Marco Aurélio Nogueira – Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1972) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1983). Pós-doutorado na Universidade de Roma, Itália (1984-1985). Livre-docente e Professor Titular pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. É colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política e de Gestão Pública, trabalhando principalmente com os temas: teoria política, reforma do Estado, democracia, sociedade civil, globalização, modernidade e integração latino-americana. Atualmente é Professor Titular da Unesp, professor do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Pucsp, Unicamp) e Coordenador Científico do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais – NEAI, vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais – IPPRI da Unesp, instituição da qual foi Coordenador Executivo (2012-2015).

Sobre o autor: Mâitre-à-penser (mestre do pensamento) do século XX. Foi assim que o jornal francês Le Monde se referiu ao jusfilósofo Norberto Bobbio. Nasceu em Turim, em 18 de outubro de 1909. Formou-se em Filosofia e Direito, e foi jornalista e professor emérito das universidades de Turim, Paris, Buenos Aires, Madri e Bolonha. “Cada vez sabemos menos”, essa é uma das impactantes frases deste grande pensador que publicou mais de 20 obras e foi um apaixonado por teoria política e direitos individuais. Na Segunda Guerra Mundial, Bobbio fez parte do movimento de Resistência, ligando-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo. Foi um ponto de referência no debate intelectual e político de seu tempo, e continua a ser para aqueles que defendem a democracia. Em 1984, foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano Sandro Pertini, e faleceu em 2004, aos 95 anos.

Ficha técnica:
Liberalismo e Democracia
Gênero: Ciências Sociais, Ciências Políticas
Editora: Edipro
ISBN: 978-85-7283-995-2
Edição: 1ª edição, 2017
Tamanho: 14x21cm
Número de páginas: 144

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário