Brasília será palco de 27 atrações nesta segunda feira de Carnaval

As festas de carnaval movimentam as ruas e os espaços culturais de Brasília. De acordo com levantamento da Secretaria de Cultura, só no fim de semana houve pelo menos 84 festejos na cidade. Nesta segunda-feira (27), a previsão é que o Distrito Federal seja palco de 27 eventos cadastrados pela pasta. A programação completa está no site Brasília tem Carnaval.

A folia começa logo cedo com o carnaval do Sesc do Guará I, às 8 horas, e do Carnapati, às 10 horas, com folia para as crianças no Estacionamento 4, do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. Na programação também estão quatro dos oito blocos tradicionais: Àsé Dúdú e Mamãe Taguá, que se apresentam no Taguaparque, e o Galinho de Brasília, na Quadra 4 do Setor de Autarquias Sul. A Baratinha volta às ruas com brincadeiras e músicas infantis, a partir do meio-dia, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade.

Além dos blocos tradicionais, a expectativa é que 27 eventos agitem diversas regiões administrativas. Como os blocos Do Quadrado, na Praça dos Prazeres (201 Norte); Divinas Tetas e Urubloco, no Setor Bancário Sul; e Pintinho de Brasília, na Quadra 4 do Setor de Autarquias Sul.

Alterações nas vias na segunda-feira de carnaval

No Parque da Cidade, onde ocorre um evento privado, o trecho entre a rotatória de saída à Via S1 até a rotatória de acesso à W5 Sul ficará em sentido único das 10 de segunda às 2 horas de terça-feira (28). Em blocos com público inferior a 500 pessoas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará o apoio com sinalização e patrulhamento. Durante todo o carnaval, serão empregados 360 agentes de trânsito, 60 viaturas, 12 motocicletas, três guinchos e uma empilhadeira.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar inicia operação de fechamento de vias para o Galinho de Brasília às 13 horas e termina por volta de meia-noite. As vias do percurso estarão interditadas, e não será permitido o estacionamento nas quadras comerciais da 203/204, 201/202, das 13 horas até a passagem da festa.

A concentração ocorrerá entre o Setor Bancário Sul e o Setor de Autarquia Sul, na L1 Sul, entre o Departamento de Polícia Federal e a Caixa Econômica Federal. O trajeto começa a partir desse ponto em direção à comercial da 203/204 Sul, até a Via S3, onde retornará para o ponto de origem. Haverá rotas alternativas para os moradores. Na SQS 202, com acesso no Eixinho Leste, e, nas SQS 402 e 403, com acesso pela L2 Sul.

Nas comemorações da Praça dos Prazeres, será bloqueado o acesso do Eixinho Leste Norte ao comércio da 201/202 e da ligação da 301/302 para a 201/202. A entrada de veículos no comércio da quadra não poderá ser pela rotatória próximo à 402 Norte residencial. Outras intervenções podem ser feitas para garantir a fluidez e a segurança dos pedestres, sempre que necessário.

Segurança nos blocos de carnaval

Segundo o subsecretário de Integração e Operações de Segurança Pública e coronel da Polícia Militar, Leonardo Sant’Anna, houve um acordo com os blocos carnavalescos para terminar as festas até a meia-noite, porque o número de pessoas está maior do que o previsto.

“Tínhamos uma previsão de 80 mil pessoas para o Babydoll de Nylon, mas tivemos quase o dobro, o que causa problemas no planejamento, como no transporte de tanta gente e na limpeza das áreas”, justifica. No sábado, em todos os blocos de Brasília compareceram cerca de 225 mil pessoas. A previsão para hoje é de 522 mil; para amanhã, de 185 mil; para terça-feira (28), de 507 mil.

O coronel destaca que todos os blocos de carnaval têm colaborado e que o diálogo com o governo teve flexibilização dos dois lados. “Todas as festas terminaram no horário acordado. Os blocos e o público têm colaborado muito.”

Para garantir a segurança, a Polícia Militar permanecerá nos pontos de concentração em todos os dias de festividade. As equipes da corporação estarão nos eventos por meio de bases móveis, viaturas, motocicletas, helicóptero, cavalaria e policiais a pé. O efetivo não será divulgado por estratégia de segurança.

Também serão montadas bases móveis para apoiar o trabalho do efetivo e para emissão de carteirinhas de identificação infantil, com intuito de manter a proteção das crianças. O efetivo total não é divulgado. Além disso, o SOS Criança Foliã, contato via WhatsApp pelo número de telefone (61) 99212-7776, está ativo durante todo o carnaval. O objetivo é promover o encontro de filhos perdidos pelos pais e dar suporte às pessoas que estejam auxiliando os pequenos desgarrados.

A Polícia Civil trabalhará 24 horas todos os dias em 17 delegacias — quatro no Plano Piloto (1ª DP, no final da Asa Sul; 5ª DP, próximo ao Estádio Mané Garrincha; Delegacia da Criança e do Adolescente, na 204/205 Norte; e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, na 204/205 Sul) e 13 em outras regiões administrativas. Além disso, a Polícia Civil terá reforço das unidades especializadas. A Delegacia Eletrônica, pela internet, e o telefone 197 também vão ficar 24 horas por dia à disposição.

==> Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília

0 comentários:

Postar um comentário