NBB CAIXA - Brasília, Vitória e Paulistano vencem e seguem no G-4

O primeiro sábado do NBB CAIXA em 2017 foi de arrepiar. Tiveram clássicos, vitórias emocionantes e o famoso "sobe e desce" na tabela de classificação. Depois dos cinco jogos deste 07 de janeiro, UniCEUB/BRBCARD/Brasília, Universo/Vitória e Paulistano/Corpore se firmaram no G-4 junto do líder Flamengo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Vice-líder, Brasília segue caça ao Flamengo

Vice-líder do NBB CAIXA 16/17, o UniCEUB/BRBCARD/Brasília iniciou o ano de 2017 com o pé direito. Neste sábado (07/01), o tricampeão da competição recebeu o Minas Tênis Clube, no Ginásio da ASCEB, e em uma atuação dominante comandou o confronto a partir do segundo quarto e garantiu sua nona vitória na competição, por 92 a 79, se mantendo na cola do líder Flamengo.

Sempre ditando o ritmo do ataque candango, Fúlvio mais uma vez foi um dos grandes destaques do confronto. Além dos 14 pontos anotados, o armador do Brasília pegou três rebotes, recuperou três bolas e manteve as armas ofensivas de seu time sempre munidas, com seis assistências distribuídas.


Além de Fúlvio, o Brasília mais uma vez contou com boas atuações individuais de seus atletas. O ala Pilar terminou como cestinha da partida, com 17 pontos, além de somar seis rebotes e quatro assistências, enquanto o pivô Lucas Mariano foi destaque novamente, com 15 pontos anotados e quatro rebotes conquistados.

Na estreia do técnico Luiz Fernando Leão, o Minas fez tudo o que podia, mas não conseguiu chegar a mais uma vitória. Destaque para a atuação de Maynard, autor de 13 pontos e seis rebotes; Mosso, que também anotou 13 tentos; e Scott Rodgers, dono de 11 pontos, quatro sobras e cinco assistências.

Vitória ganha clássico do Nordeste pela 1ª vez e segue em 3º

O clássico nordestino é do Universo/Vitória pela primeira vez na história. Na noite deste sábado, o rubro-negro baiano conquistou um resultado para lá de marcante ao superar o rival regional Solar Cearense, em pleno Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), pelo placar de 82 a 77, e conquistar o inédito triunfo no dérbi dos únicos representantes do Nordeste no NBB CAIXA.

Antes do duelo deste sábado, o Carcará havia ganhado todos os confrontos entre eles. Ao todo foram três partidas, duas pelo NBB CAIXA, na temporada passada, e uma pelo Super Four Rio-Nordeste, em Fortaleza (CE), na pré-temporada 2016/2017. Agora, o tabu chegou ao fim.


Para sair de quadra como triunfo no dérbi, o Vitória contou com expressivas atuações do norte-americano Kenny Dawkins, responsável por 21 pontos, sendo nove deles no último quarto, seis assistências e cinco rebotes (26 de eficiência), e do ala Arthur Belchor, que registrou 18 pontos, além de cinco assistências e quatro rebotes (20 de eficiência).

Pelo lado do Basquete Cearense, que está em 11º, destaque para os três duplos-duplos vindos de Davi Rossetto, autor de 21 pontos e dez assistências, do pivô Léo Waszkiewicz, responsável por 17 pontos e 11 rebotes (26 de eficiência), e do ala/pivô Marcus Toledo, que registrou 11 pontos e dez sobras. Com 20 pontos, o ala/pivô Felipe Ribeiro foi o cestinha da equipe.

Em Sorocaba, Paulistano vence e retorna ao G-4

O Paulistano/Corpore está de volta ao G-4. Depois de abrir 2017 perdendo para o Vasco da Gama, a equipe da capital paulista teve seis atletas anotando dígitos duplos na pontuação e se reabilitou no NBB CAIXA 2016/2017 ao bater a LSB/Uniso, em Sorocaba (SP), pelo placar de 92 a 71, o que o levou diretamente à quarta colocação do maior campeonato do país.

Combinações de resultados das outras equipes jogaram o Paulistano para o oitavo lugar no início da rodada. No entanto, a vitória diante da LSB fez os alvirrubros subirem quatro posições e retornarem ao G-4, onde estavam no fechamento de 2016. Agora, a campanha do time de Gustavo De Conti é de sete triunfos em 12 jogos (58,3%), a mesma de Campo Mourão, Gocil/Bauru e EC Pinheiros, que perdem no desempate com o CAP.


Com 16 pontos vindo do banco, Lucas Dias, enfim, desencantou neste NBB CAIXA, foi o cestinha da partida e cravou seu recorde pessoal na edição. Já o garoto Yago Matheus, de 17 anos, fez 13 pontos e estabeleceu sua maior marca no NBB CAIXA. Além disso, deu quatro assistências, pegou quatro rebotes e somou 13 de eficiência - todos recordes.

Outros quatro atletas somaram dez pontos ou mais pelo Paulistano. Com 14, sendo 11 deles no terceiro quarto, o ala Eddy foi um dos que se sobressaiu, assim como o ala/pivô argentino Daniel Hure, que saiu do banco e fez 12 pontos, além do armador Arthur Pecos e o pivô Guilherme Hubner, ex-LSB, ambos com dez pontos.

Ao vivo na Band, Bauru vence Franca com tranquilidade

A tarde deste sábado (07/01) foi de alegria pura para o Gocil/Bauru Basket. Atuando em casa, no Ginásio Panela de Pressão, os atuais vice-campeões do NBB CAIXA contaram com grandes atuações de Alex, Jefferson e Hettsheimeir e venceram o clássico do interior paulista contra o Franca Basquete, com tranquilidade, pelo placar de 89 a 69.

Foram quase dois meses longe das quadras, mas isso não foi problema para Alex Garcia retornar em grande estilo. Completamente recuperado da lesão no dorso do pé direito, o "Brabo" teve ótima atuação neste sábado, registrou um duplo-duplo de 13 pontos e 12 assistências e foi fundamental para a larga vitória bauruense.


Hettsheimeir e Jefferson comandaram a pontuação dos donos da casa e somaram 49 dos 89 pontos marcados pela equipe (55%). O primeiro foi o cestinha do jogo, com 25 pontos, enquanto que seu companheiro de garrafão marcou 24, sendo 22 deles no primeiro tempo.

Bauru chegou ao sétimo triunfo em 12 partidas disputadas (58,3% de aproveitamento) e agora divide a quarta colocação do NBB CAIXA 2016/2017 com Campo Mourão e EC Pinheiros. Por sua vez, Franca conheceu sua sexta derrota também em 12 jogos (50% de aproveitamento) e caiu para a décima posição.

No Ginásio Vasco da Gama, Caxias vence "xará" Vasco

Depois de três derrotas consecutivas, o torcedor do Banrisul/Caxias do Sul pode voltar a comemorar. Neste sábado (07/01), o time gaúcho recebeu o Vasco da Gama, no Ginásio Vasco da Gama, e provou para o time carioca de quem é a casa. Em duelo muito equilibrado, os comandados de Rodrigo Barbosa foram superior no segundo tempo e bateram o cruzmaltino, por 78 a 73, encerrando seu jejum de vitórias.

Em uma partida pautada pelo equilíbrio, Caxias e Vasco se mantiveram muito próximos do marcador durante todo o segundo tempo. Com três pontos de vantagem a 23 segundos do final, o time gaúcho teve a posse de bola e a converteu em dois lances livres certeiros, com Vinícius Gobor, que voltaram a colocar a diferença do placar em duas posses de bola e decretaram a vitória caxiense no Ginásio Vasco da Gama.


Após vencer sua primeira partida no NBB CAIXA 16/17, diante do Macaé Basquete, o Caxias foi derrotado em seus últimos três jogos, contra Paulistano/Corpore, LSB/Uniso e Flamengo. Para alegria de seu torcedor, o jejum acabou neste sábado, com a vitória gaúcha em cima dos vascaínos.

Com o triunfo, o Caxias chegou ao seu segundo resultado positivo em 14 partidas no NBB CAIXA, mas ainda não abandonou a última posição da competição. Já o Vasco viu seu 50,0% de aproveitamento cair e agora tem cinco vitórias em 11 jogos disputados.

Confira os resultados deste sábado e as próximas partidas do NBB CAIXA 2016/2017:

07/01 (sábado)
Gocil/Bauru Basket 89 x 69 Franca Basquete - ao vivo na Band
Banrisul/Caxias Basquete 78 x 73 Vasco da Gama
Liga Sorocabana/Uniso 71 x 92 Paulistano/Corpore
UniCEUB/BRBCARD/Brasília 92 x 79 Minas Tênis Clube
Solar Cearense 77 x 82 Universo/Vitória

10/01 (terça-feira)
19h - Minas Tênis Clube x Macaé Basquete
19h30 - Mogi das Cruzes/Helbor x Gocil/Bauru Basket - ao vivo no SporTV
20h15 - Campo Mourão Basquete x Franca Basquete

11/01 (quarta-feira)
20h05 - Banrisul/Caxias Basquete x EC Pinheiros
20h30 - Solar Cearense x Paulistano/Corpore
21h - Universo/Vitória x Liga Sorocabana/Uniso

==> Foto: Brito Júnior / UniCEUB

0 comments:

Postar um comentário