Planetário promove colônia de férias de 9 a 13 de janeiro

Estão abertas as inscrições para a 4ª Colônia de Férias do Planetário de Brasília, que ocorrerá entre os dias 9 e 13 de janeiro para crianças de 8 a 12 anos. Estão previstas duas programações para a semana, com atividades gratuitas voltadas ao lazer e ao conhecimento de astronomia, ciência e tecnologia.

São oferecidas 30 vagas por dia de evento. As inscrições são presenciais e podem ser feitas até o dia de encerramento das atividades, em 13 de janeiro, ou quando estiverem esgotados os lugares. É preciso levar 2 quilos de alimentos não perecíveis ou um brinquedo novo. O Planetário funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e nos fins de semana, das 8 às 20 horas.

As atividades incluem sessões comentadas de filmes, construção e lançamento de foguetes com garrafas PET e jogos de tabuleiro de diversos locais do mundo. As crianças também aprenderão a observar as horas a partir da constelação do Cruzeiro do Sul. A parte recreativa inclui lanche comunitário, com os alimentos levados pelos participantes.

O evento tem o nome de Colônia Missão VSB-30, em referência ao foguete cedido pelo Programa Espacial Brasileiro e restaurado pela Federação das Indústrias de Brasília (Sistema Fibra). O veículo tem mais de 12 metros de comprimento e pode ser visto na parte externa do Planetário.

 

Exposições gratuitas para público em geral

Além da programação da colônia de férias para o público infantil, o Planetário mantém a visitação de rotina. Os interessados poderão ver gratuitamente as exposições Universo Surpreendente — com fotos tiradas no Deserto de Atacama, no Chile e — O Azul que Pinta o Céu — com réplicas de obras do Museu do Louvre.

Essas atrações podem ser apreciadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 8 às 20 horas. Neste domingo (1º), o espaço estará fechado. As sessões de cúpula serão retomadas na segunda-feira (2). A nova programação e os horários serão divulgados posteriormente.


Inscrições para a 4ª Colônia de Férias do Planetário de Brasília
No Setor de Difusão Cultural, Eixo Monumental
Até 13 de janeiro ou até o encerramento das vagas
De segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e nos fins de semana, das 8 às 20 horas
Neste domingo (1º), estará fechado
É preciso levar 2 quilos de alimentos não perecíveis ou um brinquedo novo


Programação da Colônia de Férias
Dias 9, 11 e 13
13h30: Sessão comentada do filme Origens da Vida
14 horas: Oficina de origami
15 horas: Lanche comunitário
15h30: Oficina Missão VSB-30
16h30: Início dos lançamentos dos foguetes
17h30: Término e entrega das crianças aos pais
Dias 10 e 12
13h30: Sessão comentada do filme Reino de Luz
14 horas: Oficina Jogos de Todo Mundo
15 horas: Lanche comunitário
15h30: Oficina Planisfério
16h30: Oficina Relógio Estelar
17h30: Término

==> Foto: Andre Borges / Agência Brasília

0 comments:

Postar um comentário