Glúten e leite: especialista tira dúvidas sobre ‘vilões’ de dietas e da saúde

Nunca se falou tanto sobre glúten e leite, dois alimentos de acesso frequente e ‘temidos’ por quem está de dieta ou apresenta problemas de saúde comuns pelo seu consumo. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, entre outros, e está presente, por exemplo, em pães e massas. Já o leite está no queijo e vários derivados. O médico Ícaro Alves Alcântara, homeopata e pós-graduado em Estratégia Ortomolecular, explica o motivo da atenção necessária a estas duas substâncias.

“Há quem corte o glúten do cardápio só por causa da doença celíaca, mas ele causa ou agrava inúmeros problemas também para quem não tem a doença. Em relação ao leite, algumas pessoas podem desenvolver intolerância a vários dos seus componentes, tanto pela dificuldade de digerir e metabolizar o açúcar do alimento (lactose) quanto suas proteínas (caseína). Elas acabam apresentando desconforto abdominal, gases, diarreia, além de sintomas não digestivos, como fraqueza e tontura”, explica Ícaro Alves.

O médico acrescenta que as ocorrências provenientes da ingestão do glúten e do leite acontecem quando o organismo, por vários mecanismos diferentes, torna-se sensível a partes dessas substâncias. O consumo frequente acaba agredindo o corpo e afetando a imunidade.

“Vale ressaltar que a retirada de ambos os nutrientes das dietas deve ser acompanhada por um profissional de saúde, via avaliação clínica detalhada e exames complementares cabíveis a cada caso”, completa. 

Nos próximos dias 9, 10 e 11, o médico participa do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida e Saúde Integrativa, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Segundo ele, os estandes da praça de alimentação do evento vão oferecer produtos sem glúten ou leite, com refeições voltadas para uma dieta mais saudável e balanceada.

“Durante o congresso vamos discutir soluções para doenças e comportamentos inadequados na alimentação, além de prática esportiva e suplementação, propondo melhores hábitos de vida, mais saudáveis”, enfatiza Ícaro Alves. 

Para falar sobre esses nutrientes no congresso, a nutricionista Denise Carreiro vai dar a palestra “Glúten: mitos e verdades”, na tarde de sábado, 10/12. Já o médico Ícaro Alves dará a palestra “Emagrecimento: mitos e verdades”, na manhã de domingo, 11/12.

SOBRE O CONGRESSO
O Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida e Saúde Integrativa terá palestras de especialistas renomados nos três dias de evento, nas áreas de Medicina, Nutrição, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, entre outras. Além do espaço de discussões e debates, haverá uma feira com expositores de vários segmentos de saúde e serviços.


PROGRAMAÇÃO PARA O PÚBLICO GERAL

DIA 09/12 (Sexta-feira)
18h15 às 19h15 – Palestra do urologista Alain Dutra – “O estilo de vida do homem potente - Segredos para a virilidade”

DIA 10/12 (Sábado)
10h às 11h – Palestra “Alimentação saudável versus colesterol: Quais gorduras ingerir?”
11h às 12h – Palestra da farmacêutica Leandra Sá – “Como ter mais energia no dia a dia”
14h30 às 15h30 – Palestra do médico Carlos Braghini – “Ecologia Celular: o meio ambiente e estilo de vida como fatores determinantes para saúde ou doença”
15h30 às 16h30 – Palestra da nutricionista Denise Carreiro – “Glúten: mitos e verdades”
17h às 18h – Palestra do cirurgião-geral Victor Sorrentino – “Segredos para uma vida longa”
18h às 19h – Palestra “Tratamentos faciais: como ter uma pele jovem e saudável”
19h às 20h – Palestra do Coach Márcio Micheli: “Inteligência Emocional: ative seu potencial”

DIA 11/12 (Domingo)
10h às 11h – Palestra do médico Ícaro Alcântara – “Emagrecimento: mitos e verdades”
11h30 às 12h30 – Palestra do gerontologista Eduardo Magalhães – “Bases da desintoxicação”


SERVIÇO

O quê: Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida e Saúde Integrativa
Quando: de 9 a 11 de dezembro
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Setor de Diversão Cultural, Brasília
Quanto: entrada franca para público geral
Informações: www.qvisi.com.br e (61) 3051-4555

==> Foto: Reprodução / Internet

0 comments:

Postar um comentário