"Elis Regina - Nada será como antes"

A ideia de escrever a biografia surgiu por meio de um convite da Editora Master Books ao jornalista Julio Maria. “Elis Regina - Nada Será Como Antes” que narra a vida de Elis desde seus primeiros dias em Porto Alegre, quando cantava "Fascinação" ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida. Ao todo foram quatro anos de entrevistas e pesquisas em arquivos.

No começo, o perfil do livro era uma homenagem, mas conforme Julio foi descobrindo mais histórias e avançando nas entrevistas, viu que havia muito mais o que contar. Pessoas importantes que até então nunca haviam se pronunciado – como dezenas de músicos que tocaram com ela.

Na contramão da batalha das biografias que dividiram artistas e editoras sobre a autorização prévia dos biografados, os filhos de Elis, João Marcelo Bôscoli, Pedro Mariano e Maria Rita, entenderam que o autor precisava de liberdade para retratar todos os lados da cantora sem restrições.

Depois de dois anos em campo – durante esse tempo foram inúmeros arquivos consultados e 126 entrevistas, a maioria delas feitas pessoalmente –, Julio começou a colocar a história no papel. “Mesmo quando parei para escrever, as histórias continuavam a aparecer, e o livro ganhava novas partes de tempos em tempos. Ele ficou vivo o tempo todo. E confesso que, se pudesse, estaria neste momento colocando mais histórias”, conta.

"Não vivi a era de Elis. Quando ela faleceu, em janeiro 19 de janeiro de 1982, eu tinha nove anos de idade, e diante dessa personagem gigante, fui o que sou há 16 anos: repórter. Me joguei com o respeito que a história merecia, mas sem nenhuma tese a defender. Creio que o olhar descontaminado de paixões ou ódios ajude a traçar um perfil mais humano e menos divino”, diz Julio Maria.

O autor 
Julio Maria é repórter no jornal O Estado de S.Paulo. Trabalha há 16 anos no Grupo Estado, onde atuou como repórter e editor do caderno de cultura do Jornal da Tarde e como repórter e editor no Caderno 2 Música. É autor também dos livros “Palavra Cruzada - O Jogo da Entrevista” e “Santificado Est” (ambos de 2007), uma biografia de Antonio de Santana Galvão, o Frei Galvão.

A Editora
A Editora Master Books nasceu do impulso e do empenho de registrar obras de artistas e criadores brasileiros, unindo a liberdade do autor à qualidade da produção gráfica. Fundada em 2009, é uma editora-boutique que trata cada um de seus títulos com exclusiva atenção e absoluto respeito. Num catálogo diversificado de manifestações criativas, estão lado a lado obras de cinema, design, fotografia, viagem, música. E autores que representam o que há de melhor em suas áreas, como o cineasta Fernando Meirelles (“Cegueira, Um Ensaio”), o ator e diretor Selton Mello (“O Palhaço”), a artista plástica Nina Pandolfo (“Nina”), o jornalista Arthur Veríssimo (“Karma Pop”), o designer Karim Rashid (“Design Your Self”), entre outros talentos daqui e de fora do país. Em 2011 é lançado o selo Master Pop, reunindo títulos de temas mais abrangentes com preços acessíveis, mantendo a qualidade editorial e gráfica da marca. Sucessos de vendas como os guias práticos “Dicas Incríveis – Truques e segredos para facilitar seu dia a dia” e “Almanaque Ciência em Show” compõem o polivalente selo, junto do infantil “Terquídea e a Flor da Vida” e o clássico da psicologia “Ame e Dê Vexame”, entre outros.

Ficha técnica:
Título: “Elis Regina - Nada Será Como Antes”
Autora: Julio Maria
Editora: Master Books
Paginas: 424
Formato: 16 X 23
Gênero: Biografia
ISBN: 978-85-63201-10-2
Preço: R$ 49,90

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário