Atleta polonês supera calor e vence o Força Bruta em Santos

Santos (SP) - Quatro dos melhores atletas de strongman mundial levantaram muito peso e suaram a camisa debaixo do sol que brilhou desde o início da manhã deste domingo (18), no litoral paulista. Somadas as três provas do Força Bruta, cada um dos atletas ergueu mais de duas toneladas. O título ficou com polonês Mateusz Kieliszkowski, que ganhou todas as disputas e levou ao delírio a torcida que compareceu no Parque Roberto Mário Santini, também conhecido como Emissário Submarino, em Santos.

O calor que bateu na casa dos 35 graus castigou os atletas, mas não tirou a empolgação do público. "Foi uma grande vitória e estou muito feliz. Tivemos uma disputa dura em função do alto nível dos atletas e também pelo calor. Estava realmente muito quente, tanto na competição quanto fora dela, porque o público foi muito caloroso", disse o campeão Kieliszkowski, de 24 anos e 127kg. Assim como ele, seu compatriota Krzysztof Radzikowski (35 anos e 146 kg), o sueco Johnny Hansson (27 anos e 160 kg) e o brasileiro Marcos Ferrari (38 anos e 120 kg) também sofrerem debaixo do sol.

O experiente Radzikowski, bicampeão overall em 2013 e 2015 do Strongman Champions League, conseguiu o vice-campeonato, enquanto Hansson, considerado o melhor estreante da competição The World Strongest Man em 2016, terminou em terceiro lugar. Contando com o apoio da torcida, mas sentindo uma lesão no ombro direito, Ferrari, tricampeão brasileiro, sul-americano e melhor atleta do continente desde 2012 ficou em quarto. "A competição foi muito bem organizada e os nível dos atletas esteve altíssimo. Pena a temperatura, que prejudicou o desempenho de todos", disse.

Mais jovem atleta a competir na categoria profissional do strongman, sendo campeão do Arnold Amador Strongman, em 2014, Kieliszkowski foi o melhor neste domingo nas três provas: medley (em que o atleta deveria tombar um pneu de trator de 400 kg, correr por 12 metros carregando uma pedra de 120 kg e depois jogar três barris de 16, 17 e 18 quilos por cima de um pórtico de cinco metros); na disputa em que deveria levantar um carro de pouco mais de uma tonelada e sustentar por mais tempo, e, por fim, no atlas stone (seis pedras esféricas com pesos entre 120 e 170 kg que deveriam ser colocadas no topo de seis plataformas com alturas também que decresciam de 1,70 m até 1,20 m).

"Estamos muito felizes com o sucesso do Força Bruta aqui em Santos. Além do grande público, tivemos a transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular. E também podemos considerar este evento de strongman como uma prévia do que teremos no Arnold Classic South America, que será em São Paulo pela primeira vez em 2017", disse Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget Promoções, parceira brasileira da Classic Productions ao lado da Excalibur Congressos e Eventos. Bob Lorimer, presidente da Classic Productions, também esteve em Santos neste domingo.

O Força Bruta tem os patrocínios de Rexona, Ricardo Eletro, Nivea Sun, Midway, Magnum, X-Pole e Novotel, conta com o apoio de Big Tires e a organização de Savaget Promoções e Eventos.

Os atletas:

Krzysztof Radzikowski
País: Polônia
Altura: 1,87
Idade: 35 anos
Peso: 146 kg
Principais resultados:
* Campeão Overall em 2013 e 2015 pela Strongman Champions League
* Campeão em 2011 e 2012 do Giants Live
* 4º lugar no Arnold Strongman Classic 2013
* 2º lugar no Europe’s Strongest Man 2009 e 2015
* 2º (2015) 3º lugar (2016) no Arnold Classic Brasil
* 2º lugar no Arnold Classic Europe
* 2º lugar no Arnold Classic Austrália

Marcos Ferrari
País: Brasil
Altura: 1,75
Idade: 38
Peso: 120 kg
Principais títulos:
*Tricampeão Brasileiro
*Tricampeão Sul-Americano
*Melhor atleta Sul-Americano desde 2012
*Top 5 na etapa de Portugal da Strongman Champions League em 2016

Mateusz Kieliszkowski
País: Polônia
Altura: 1,88
Idade: 24 anos
Peso: 127 kg
Principais títulos:
* Campeão no Arnold Amador Strongman em 2014, fazendo dele o mais novo atleta a competir na categoria profissional
* 4º lugar no Arnold Strongman Classic 2016

Johnny Hansson
País: Suécia
Altura: 2,00
Idade: 27 anos
Peso: 160 kg
Principais títulos:
* Melhor estreante da competição The World Strongest Man 2016

==> Foto: Rodrigo Dod / Savaget

0 comments:

Postar um comentário