Prabhu comemora 38 anos de carreira com exposição individual na Galeria Athos Bulcão

A Galeria Athos Bulcão recebe exposição que remonta a trajetória do artista plástico gaúcho Prabhu, com abertura em 28 de novembro, às 19h. Em “Prabhu: 38 anos de trajetória... Quando o sonho torna-se realidade”, o artista gaúcho radicado no DF tem sua obra revisitada, com a exibição de pinturas e desenhos que reforçam seu compromisso estético com o batik, técnica de pintura de origem asiática realizada com cera – ainda quente – onde as cores entram em contato com os tingimentos, expondo detalhes de beleza singular. A mostra, que tem entrada franca, segue em cartaz até 20 de dezembro, com visitação de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 12h às 18h.

A trajetória artística de Prabhu remete à 1ª Mostra Coletiva de Arte do Batik de Porto Alegre, produzida pelo grupo Belém Novo – do qual era integrante – em 1977. De lá pra cá, a pesquisa das mais diversas técnicas foram pontos fortes na carreira do pintor. As colagens, os acrílicos, as têmperas, o nanquim indiano, a goma laca, as aquarelas, o pastel a seco e oleoso e o lápis nanquin integram o escopo de experimentações pelas quais Prabhu passou. Mas foi no batik que o artista firmou sua carreira.

Depois de uma viagem à Índia entre 1976 e 77 para uma visita a Osho, seu mestre espiritual, Prabhu entrou em contato com a técnica, que tem na cera de abelha o fundamento para a pigmentação. Atuando como professor no Distrito Federal e acumulando viagens inspiradoras ao redor do mundo, o artista ganha esta exposição-homenagem, apresentada pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF.

O projeto “Prabhu - 38 Anos de Trajetória... Quando o Sonho Torna-Se Realidade” vai além da exposição, invadindo as salas de aula. Com três oficinas focadas na vivência de aspectos relevantes na pintura, realizadas desde setembro e até o fim da mostra, em dezembro, estudantes de artes do DF puderam entrar em contato com as técnicas do artista. “Prática e Vivência de Aspectos Relevantes na Arte da Pintura”, em duas turmas para adultos e crianças, e “A Arte do Batik” foram as oficinas ministradas.

Serviço – Exposição “38 Anos de Trajetória... Quando o Sonho Torna-se Realidade”
Abertura: 28 de novembro, às 19h
Visitação: 29 de novembro a 20 de dezembro, de segunda à sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 12h às 18h
Local: Galeria Athos Bulcão – Anexo do Teatro Nacional de Brasília (Acesso pela via N2)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 99939-8141(WhatsApp) e (61) 3326-8218 / 3033-1057

==> Foto: Marcelo Dischinger

0 comentários:

Postar um comentário