Educadoras debruçam na educação especial da surdocegueira por Síndrome de Usher

Com diferentes graus de perdas visuais e auditivas, a surdocegueira acarreta ao indivíduo sérios problemas de comunicação, mobilidade e, consequentemente, de acesso à informação. Para tratar de uma das causas mais comuns dessa deficiência, a Síndrome de Usher, as autoras Rita de Cássia Silveira Cambruzzi e Maria da Piedade Resende da Costa lançam, pela EdUFSCar, Surdocegueira por Síndrome de Usher: recursos pedagógicos acessíveis.

Ainda bastante desconhecida, essa doença de origem genética recessiva afeta as células nervosas da cóclea, o que causa perda auditiva, às vezes, antes do nascimento, e o aparecimento de alterações visuais, com perda progressiva, pela presença da retinose pigmentar. O indivíduo que tem somente um gene é portador da síndrome, mas não terá nenhum sintoma da desordem genética. 

O livro fundamenta a Síndrome apresentando seus tipos e suas implicações no processo de conhecimento. As autoras tratam do impacto da síndrome na família, dos aspectos emocionais da pessoa com surdocegueira quando acontece uma segunda perda sensorial e do aluno com a deficiência na escola regular. Tomam como suporte as informações sobre o tema para o estabelecimento de um plano de trabalho, em sala de aula, que proporcionará aos alunos acesso ao processo de aprendizagem por meio de recursos pedagógicos favoráveis para a efetivação do ensino com as adequações curriculares necessárias.

Avançam, apresentando os instrumentos para avaliação do aluno com surdocegueira por Síndrome de Usher, como protocolos de entrevista com a família, questionário do professor, para observação em sala de aula, de entrevista com o aluno e para avaliação funcional da visão. Concluem com a apresentação de recursos pedagógicos acessíveis ao professor, sejam recursos ópticos, não ópticos e materiais adaptados, além de darem dicas úteis para o docente, com ilustrações coloridas que ajudam a compreensão e aplicação dos conceitos em sala de aula.

Sobre as autoras – Rita de Cássia Silveira Cambruzzi possui bacharelado e licenciatura em Psicologia pela atual Universidade Metodista de São Paulo. É especialista em Formação de Educadores de Pessoas com Deficiências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem formação complementar em Terapia Familiar Sistêmica. Concluiu o mestrado e o doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Maria da Piedade Resende da Costa possui formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, graduação em Pedagogia pela mesma universidade, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo.

Título: Surdocegueira por Síndrome de Usher: recursos pedagógicos acessíveis
Autoras: Rita de Cássia Silveira Cambruzzi e Maria da Piedade Resende da Costa
Número de páginas: 127
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7600-447-9

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário