Dicas de como controlar a ansiedade na véspera do Enem

Na véspera do Enem é inevitável sentir aquele nervosismo, afinal, a ansiedade é um grande obstáculo na hora da prova.

Segundo a orientadora educacional do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, na reta final é hora de desacelerar. “Entrou na última semana antes do Enem, o ideal é mesclar turnos dedicados a revisão do conteúdo e momentos de relaxamento”, afirma Alessandra.

Para o professor Gilberto Alvarez, diretor executivo do Cursinho da Poli, a recomendação para a véspera do exame é relaxar. “O que tinha de aprender já aprendeu. O conteúdo que levou um ano para ser absorvido não poderá ser consumido em um dia”, ressalta o diretor.

Os especialistas são autores do livro “Enem #superdicas”. A obra foi lançada em 2015 pela Fundação PoliSaber, com base nas experiências dos dois em mais de duas décadas de trabalho com estudantes.
Seguem algumas dicas:

É hora de poupar o fôlego
A reta final é hora de relaxar. A palavra de ordem na véspera da prova é acumular fôlego e se poupar. Não estude.

Descanse a cabeça
Tire a sexta-feira para atividades leves. Vá ao cinema; dê um passeio no parque. A mente descansada fica imune aos “brancos” na hora do exame.

Administre o pico
Comece a prova pelas disciplinas que você está mais afiado. Há estudos que apontam que, em geral, o pico da ansiedade acontece nos 20 minutos iniciais da prova. Portanto, controle o fiozinho na barriga.

Controle o stress
Fazer alguns intervalos é uma estratégia que pode ajudar numa prova extensa como o Enem. As pausas controlam o stress e ajudam a manter o foco na prova. Confie em você, mantenha a calma e boa prova!

==> Foto: Site Enem

0 comments:

Postar um comentário