Show gratuito, lança cd "Violinha Caipira", com músicas inéditas para crianças

Resultado de um trabalho de composições e arranjos feitos ao longo de quatro anos, o CD “Violinha Caipira”, com músicas infantis inéditas, será lançado na próxima terça-feira, dia 01 de novembro, com um show gratuito a partir das 19h, no Teatro Sesc Garagem (913 Sul, Asa Sul, Plano Piloto). As nove canções que integram o disco, entre instrumental e com voz, são de autoria de Marcello Linhos, músico, compositor, autor das trilhas sonoras originais da Cia. De Comédia Os Melhores do Mundo, de onde é o  diretor técnico. Todas foram compostas para viola caipira, a inspiração do trabalho, com arranjos que incluem mais de 20 instrumentos populares e eruditos.

“Comecei a pensar nesse projeto quando meus filhos nasceram. Percebi que não há muitas opções para crianças que resgatem cultura regional, valores e difunda conhecimentos”, conta Linhos, que é pais de dois meninos, um de 13 e outro de 8 anos. A obra reunida neste primeiro CD infantil de Linhos traz diversos gêneros musicais, a maioria tipicamente brasileiros, num total de nove músicas. 

MÚSICAS E RITMOS - “Violinha Caipira” narra a história do instrumento em ritmo de cururu – uma tradição do Centro-Oeste. Na faixa “Cerradim” as crianças fazem um passeio sonoro pelo bioma do Cerrado, num estilo contemporâneo de tocar viola. Em ritmo de valsa, “Jatobá” é uma história real de uma árvore da infância do autor. Num retorno às origens da viola caipira, “Violeiro Folião” homenageia Zé Coco do Riachão, mestre violeiro considerado na Europa o Beethoven do sertão. “Catira Badia” apresenta a catira para crianças, e faz homenagem a Badia Medeiros, mestre catireiro de Goiás. “Pagode de Viola” reproduz o ritmo mais difundido da viola caipira.  O tema de abertura, “Luthier”, é uma música instrumental dedicada aos mestres artesãos que produzem esse instrumento. 

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS -  todas as músicas são cantadas por Linhos, algumas com participações especiais de convidados ilustres. Entre eles As Irmãs Galvão, Zé Mulato e Cassiano, Badia Medeiros e o violeiro Roberto Corrêa. Os convidados não estarão presentes no show de lançamento. “O que motivou a criação desse projeto, foi encontrar algo que pudesse alcançar o universo infantil, de forma lúdica, trazendo temas referentes à nossa realidade cultural e geográfica para o mundo deles. A ideia é apresentar o meio ambiente e a cultura do país por meio da música”, afirma Linhos.

O SHOW – O show de lançamento do CD “Violinha Caipira” vai acontecer a partir das 19h, no Teatro Sesc Garagem, na Asa Sul. A censura é livre. Como a entrada é gratuita e o teatro tem cerca de 200 lugares, a ocupação se dará por ordem de chegada. Na apresentação, prevista para ter uma hora de duração, Marcello Linhos irá comandar, no vocal, uma banda com quatro instrumentistas: no violão, Marcel Carvalho, no baixo, Doni Alcântara, no violino, Kalley Seraine e na percussão, Fred Magalhães. 


SHOW DE LANÇAMENTO DO CD “VIOLINHA CAIPIRA”
Data: 01 de novembro, próxima terça-feira, às 19h. 
Local: Teatro Sesc Garagem – W4 Sul. Qd. 713/913 – Asa Sul
Censura  Livre
Entrada gratuita

==> Foto: Nick Elmoor

0 comments:

Postar um comentário