Show de lançamento do DVD "A música de Rodrigo Bezerra"

Rodrigo Bezerra escolheu o Teatro Silvio Barbato, no Sesc Presidente Dutra, para lançar oficialmente o primeiro DVD de sua carreira, “A música de Rodrigo Bezerra”. O show será no próximo dia 21 de outubro, a partir das 20h, com entrada franca.

Gravado em maio desse ano, sem plateia, no emblemático Sesc Garagem da 913 sul, o DVD contou com reforçado time de músicos e profissionais do audiovisual. São, ao todo, 12 músicas autorais, sendo oito do disco “Tempo Ilusão”, de 2013, e quatro do cd “Três”, lançado em 2015. A direção é do cineasta Iberê Carvalho.

Mais do que o simples registro de um show, a intenção de Rodrigo com o DVD era convergir imagem e som. Para isso, o músico e Iberê desenvolveram juntos os roteiros de sete vídeos curtos para sete faixas de “Tempo ilusão”: “Bandeiras pra quê”, “Esperar”, “Tempo Ilusão”, “Homem formiga”, “A criança”, “Circular“, e “Celebrar”. O resultado são argumentos que dialogam com as letras das músicas, em leituras menos narrativas e mais abstratas. As imagens desses clipes foram projetadas no palco durante a gravação do DVD, como elemento da cenografia, e, na edição final, mescladas à apresentação musical.

E por falar em apresentação musical, Rodrigo se esmerou na formação da banda que o acompanha. Ele fez questão de juntar todos os músicos que gravaram com ele os discos base do DVD, somando assim, seis instrumentistas no palco, além dele. Um fato curioso é que, ao optar por essa formação, Rodrigo colocou em cena duas baterias, uma acústica, comandada por Renato Galvão, e outra com pegada mais eletrônica, de Célio Maciel. A banda se completou com Felipe Viegas nos teclados; Sandro Jadão no baixo; Thanise Silva na flauta, e Bruno Patrício no sax. A cantora Ana Reis fez uma participação especial na faixa “Além de acordes”, de autoria dela e Rodrigo, e o guitarrista Pedro Martins na faixa “Tempo Ilusão”.

Foram dezenas de ensaios para que se conseguisse chegar a uma sonoridade que casasse perfeitamente as duas baterias, com os novos arranjos para os metais e costurasse todo o DVD. “O desafio maior no começo foram as duas baterias, porque geralmente leva para um lugar mais pesado. E eu sou um cara que não canto muito forte. Tentar trazer sutileza em várias camadas, várias nuances com os dois foi um trabalho interessante. A gente ensaiou bastante e acho que encontrou esse lugar”, compartilha o guitarrista.  

Rodrigo Bezerra repete a parceria com os seis músicos no show oficial de lançamento, no dia 21 de outubro, no Sesc Presidente Dutra.

Na parte audiovisual, além da direção de Iberê Carvalho, o DVD teve direção artística de Dalton Camargos; direção de fotografia de Dani Azul; e produção executiva de Carol Barboza. A montagem e finalização são de Sergio Azevedo.

A gravação e o lançamento têm patrocínio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura do Governo de Brasília.

Rodrigo Bezerra
Instrumentista, produtor, compositor e arranjador, Rodrigo Bezerra teve seu primeiro contato com a guitarra aos 12 anos de idade. Dos 16 aos 27, se dedicou a sua formação como instrumentista, se graduando em música pela Universidade de Brasília, e se tornando o primeiro aluno formado do departamento de guitarra elétrica da Escola de Música de Brasília.

Em 2010, Rodrigo foi estudar jazz guitar, no conservatório Liceu de Barcelona, na Espanha. Curiosamente, foi nesse período longe do País se aperfeiçoando na técnica instrumental que ele redescobriu sua paixão pela canção brasileira. Depois de concluir o curso, Rodrigo voltou para o Brasil e lançou, em 2013, seu primeiro disco de canções, "Tempo ilusão". Em 2015, foi vez de "Três".

Antes da experiência no exterior, Rodrigo tinha formado com os amigos da UnB o grupo instrumental “Tequatro”, com quem lançou disco homônimo em 2008. No ano seguinte, se aventurou em carreira solo, com o trabalho também instrumental “Outros lugares”.

Entre 2004 e 2010, Rodrigo Bezerra tocou e produziu a cantora Ellen Oléria. É dele, por exemplo, a produção de “Peça”, disco de estreia da cantora.

Atualmente com 31 anos, Rodrigo Bezerra ainda fez mais um lançamento neste ano de 2016. Além do DVD, o músico gravou e lançou o álbum instrumental “Naturalmente”, ao lado do baterista Allen Pontes.

Repertório
1- Nobreza Escalar
2- Circular
3- Esperar
4- Labareda
5- Tempo Ilusão
6- A Criança
7- Homem Formiga
8- Bandeiras Pra Quê
9- Além de Acordes
10- Cada Amanhecer
11- Belo é a Diferença
12- Celebrar

Ficha técnica
Rodrigo Bezerra: voz, guitarras, arranjos e direção musical
Célio Maciel: bateria eletrônica
Renato Galvão: bateria acústica
Felipe Viegas: teclados
Sandro Jadão: baixo
Thanise Silva: flauta
Bruno Patrício: saxofone
Participações especiais: cantora Ana Reis e guitarrista Pedro Martins
Marcus Lyra: técnico de som
Iberê Carvalho: direção
Carol Barboza: produção executiva
Dani Azul: direção de fotografia
Dalton Camargos: direção artística
Sergio Azevedo: montagem e finalização


Serviço

Show de lançamento do DVD “A música de Rodrigo Bezerra”
Data: 21 de outubro de 2016
Horário: 20h
Local: Sesc Presidente Dutra, Teatro Silvio Barbato
Endereço: Setor Comercial Sul, quadra 02, Edifício Presidente Dutra
Telefone: (61) 3319- 4410
Classificação indicativa livre
ENTRADA FRANCA

Informações: (61) 9 8419- 7777

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário