Curso de formação em palhaçaria leva bom humor a hospitais públicos do DF

O Grupo de Circo e Teatro Sagrado Riso há onze anos atua na arte da palhaçaria no Distrito Federal. Com objetivo de expandir suas produções o Grupo lança agora o projeto “O poder da palhaçaria na humanização hospitalar”, contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura  (FAC). A ação visa pesquisar e aplicar a arte do Clown no campo da Saúde, com o intuito de levar a pacientes, acompanhantes e profissionais da área a química do bom humor e da alegria de viver, bem como favorecer as relações humanas, a fim de gerar bem-estar e qualidade de vida para a comunidade hospitalar.  

Para formar multiplicadores da palhaçaria no campo da Saúde, o Grupo de Circo Teatro Sagrado Riso, por meio do projeto, promove no mês de novembro o curso Profissão Palhaç@, destinado a oferecer gratuitamente a capacitação técnica e a profissionalização de palhaços (as) para atuarem na Rede SUS, no DF, atendendo pacientes de todas as faixas etárias e todas as alas de um hospital, exceto UTIs e alas de isolamento. Serão oferecidas 40 vagas voltadas para profissionais das Artes e da área da Saúde, assim como profissionais e estudantes de outras áreas, acima de 18 anos.

Os envolvidos terão a chance de participar de três etapas do projeto, todas seletivas e com certificação: curso de capacitação, onde os alunos terão a iniciação e o aprofundamento na palhaçaria, com teoria e prática, tendo como pilar a investigação histórica, arquetípica e estética sobre essa arte; estágio probatório, com a experiência de 32h de atuação em quatro hospitais públicos do DF: Hospital Regional Taguatinga, Hospital Regional da Ceilândia, Hospital Regional da Samambaia e Hospital Regional da Asa Norte; e por último a profissionalização, onde 07 artistas serão contratados e remunerados para dar continuidade ao trabalho do projeto nesses hospitais.

Para a idealizadora do projeto e palhaça, Alessandra Vieira, a ação irá fortalecer o compromisso social aliado à valorização do artista circense. No término do projeto, o elenco selecionado participará da montagem de um espetáculo gratuito, que será também adaptado em libras para o público surdo e mudo, além de ter a oportunidade de entrar para o quadro de profissionais do Grupo Sagrado Riso.


SERVIÇO

Inscrições
Até o dia 13 de novembro. A ficha de inscrição e o regulamento de participação do curso estarão disponíveis no site do Grupo Sagrado Riso www.gruposagradoriso.com .

As inscrições são gratuitas!


Processo de seleção

A divulgação dos selecionados será realizada no dia 18 de novembro, por meio da FanPage do Grupo www.facebook.com/sagradoriso e pelo site www.gruposagradoriso.com.


Início do curso
Turma A: de 21 de novembro a 19 de dezembro. Local: Escola Parque da EQS 307/308 – Asa Sul
Turma B: de  24 de novembro a 15 de dezembro. Local: Casa do Cantador – Ceilândia Sul.

Mais informações pelo e-mail inscricaoprofissaopalhaco@gmai l.com ou telefone (61) 98112 - 6126 (Produtora Camila).

==> Foto: Thiago Sabino

0 comments:

Postar um comentário