CAIXA CULTURAL BRASÍLIA RECEBE MOSTRA DE HENRI MATISSE

Entre 26 de outubro e 23 de dezembro, a CAIXA Cultural Brasília recebe a exposição “Henri Matisse - Jazz”, uma montagem que reúne 20 pranchas originais impressas com a técnica au pochoir, que integram o livro Jazz, publicado em 1947. A mostra do celebrado artista francês, que será exposta na galeria Vitrine, terá entrada franca.

Após ser acometido por uma doença grave, Matisse passou longos períodos na cama e em cadeira de rodas. Durante esse período de recuperação, durante o qual passou por uma cirurgia, dedicou-se ao desenho e à ilustração, combinado duas técnicas em colagens com papeis recortados e coloridos com guache. A técnica desenvolvida pelo artista no início da década de 1940, conhecida por au pochoir, é admirada até hoje.

A coleção dessas colagens rendeu em 1947 a edição do raríssimo livro Jazz, que tem apenas 250 cópias impressas e apenas duas no Brasil. Essa obra limitada, onde as gravuras seguem o ritmo marcado de uma orquestra de jazz, contém reproduções de colagens coloridas, acompanhadas por pensamentos escritos do artista, abordando temas como circo, contos populares e viagens.

A curadoria da exposição é de Anna Paola Baptista, curadora do Museu da Chácara do Céu, um dos Museus Castro Maya localizados no Rio de Janeiro. 


Serviço:

Henri Matisse - Jazz
Local: Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Abertura: dia 25 de outubro, às 19h
Visitação: de 26 de outubro a 23 de dezembro de 2016, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h 
Classificação Indicativa: livre para todos os públicos
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário