“Nur, A filha de Rhá” faz circulação pelo DF ao longo do mês de outubro

Escrito, dirigido e coreografado por Ousseima Imad e sob a direção de cena de Gê Martú, “Nur, A filha de Rhá” estreia no dia 01 de outubro no Teatro SESC Paulo Gracindo – Gama. Com raízes na filosofia e na cultura árabe, o espetáculo de dança-teatro surge como oportunidade de reflexão sobre questões pertinentes à cultura oriental contemporânea, como a dos refugiados de guerra, a posição da mulher na sociedade árabe e a própria vida humana. 

            A peça conta a história de uma suposta divindade feminina, Nur, que resolve tornar-se humana para vivenciar a existência material na Terra. Porém, ao deparar-se com as emoções cotidianas, como a ganância, a alegria, a inveja e especialmente o medo e o apego, Nur perde o contato com seu “Eu Divino” e a partir daí inicia um processo de resgate de si mesma, propondo uma reflexão profunda sobre o sentido da existência.

            A peça estreia em um momento delicado, já que a Síria – país de origem da diretora – ainda vive uma complexa guerra civil.  Por meio da dança, o projeto mostra a mudança de paradigmas envolvendo a humanidade, ampliando o debate para questões como guerra, xenofobia e machismo.
           
SOBRE A DIRETORA
            Ousseima Imad nasceu na Síria mas vive no Brasil desde os 8 anos de idade. Formada e pós graduada em Ciências Sociais; pesquisadora de danças, tradições e costumes da cultura árabe e pós-graduanda em Psicologia Transpessoal, Dança e Consciência Corporal, a coreógrafa e diretora é fundadora do hoje conhecido   Grupo Folclórico Árabe Oásis, que produz espetáculos buscando  a integração cultural árabe brasileira já que trabalha a cultura árabe  com atores e bailarinos brasileiros.   Com o grupo, Ousseima dirigiu, produziu e coreografou mais de 20 musicais com a temática.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral, texto e coreografias: Ousseima Imad
Direção de Cena: Gê Martú e Ousseima Imad  
Assistente de Direção: Élia Cavalcante
Elenco: Bruno Vaz, Deni Moreira, Letícia Reis, Loretta Martins, Marina Menezas, Paco Leal, Paulo Wenceslau, Louay Emad, Ousseima Imad e Sami Maia
Elenco de apoio: Aline Araujo e Pedro Soares
Iluminação: Marcelo Augusto Santana
Cenário: Guto Viscardi
Direção musical: Louay Emad
Assessoria de Imprensa: Um Nome Comunicação (Guilherme Tavares e Amanda Bittar)
Designer Gráfico: Pomb
Fotografia e vídeo: Thiago Barreto (TUCA)
Maquiagem: Letícia Reis
Operadora de som: Lorena Pires
Coordenação de Produção e Produção Executiva: Tainá Baldez  
Assistente de Produção: Júlia Rizzo

SERVIÇO – ESPETÁCULO DE DANÇA-TEATRO “NUR, A FILHA DE RHÁ”
Data: 01, 07, 22, 23, 29 e 30 de outubro
Horário: Sempre às 20h.
Local:
 1/10 no Teatro Sesc Paulo Gracindo – Gama; 7/10 no Teatro Sesc Newton Rossi – Ceilândia; 22 e 23/10 no Teatro Plínio Marcos – Funarte; e 29 e 30/10 no Teatro Sesc Paulo Autran – Taguatinga
Ingressos: Entrada gratuita mediante doação de 01 kg de alimento não perecível (exceto sal), ou 1 brinquedo novo. Os donativos arrecadados serão distribuídos para entidades que cuidam de crianças carentes no DF.
Informações: (61) 99666-4345 (Tainá Baldez)

==> Foto: Thiago Barreto

0 comments:

Postar um comentário