Glauber Rocha o Profeta do Delírio

Glauber Rocha, o Profeta do Delírio é o novo espetáculo escrito e organizado pelo ator, dramaturgo e poeta Adeilton Lima, com segunda temporada marcada para 09 de Setembro, no Teatro Goldoni. O monólogo, dirigido pelo ator e diretor Abaetê Queiroz, teve como embrião o projeto de pesquisa Eu Sou Deus, Eu sou o Diabo: Glauber Rocha, pesquisa acadêmica de mestrado de Adeilton, na Universidade de Brasília. 

Projeto inédito no Brasil, a montagem sobre a vida e obra de Glauber Rocha ajuda a pensar conceitos como identidade e valores culturais, exercício sempre necessário e complexo nos nossos dias no Brasil.  "A obra de Glauber Rocha ainda é atual e impactante para a realidade e cultura brasileiras. A base para as nossas reflexões está exatamente nesse cinema e nessa forma inquieta de se discutir o Brasil e o mundo em que vivemos: atual e vigorosa", comenta Adeilton Lima.

Adeilton Lima sempre teve a preocupação de criar espetáculos com conteúdo e de qualidade, levando ao palco temáticas de fácil assimilação, que dialogam com todos os públicos. "Quero sempre descobrir uma maneira eficaz de despertar o interesse das pessoas para um debate sobre temas atuais", ressalta.

Glauber Rocha, o Profeta do Delírio tem patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal - FAC/DF.

Adeilton e o desejo de encenar Glauber
"Há mais de dez anos, o desejo de montar um espetáculo teatral sobre Glauber Rocha permaneceu em repouso nas minhas gavetas afetivas da poesia ao lado de tantos outros projetos. Desde o mestrado, na UnB, com a dissertação A Estética Teatral na Obra de Glauber Rocha, iniciada em 2005 e defendida em 2007, quando me coloquei diante da difícil tarefa de investigar o diálogo entre sua cinematografia e as propostas de Antonin Artaud, com o teatro da crueldade, e Bertolt Brecht, com o teatro dialético, a vontade de levar à cena aspectos de sua rica linguagem foi ganhando maturidade e fundamentação. Finalmente, neste ano, apresentamos ao público, aos estudantes e estudiosos de teatro, cinema e literatura nossa singela contribuição para que o pensamento e a obra de Glauber Rocha não caiam no esquecimento. Este projeto que agora levamos ao palco é fundamentalmente, também, uma defesa de nossas raízes, referências e memórias culturais. O Brasil precisa conhecer o Brasil! Os jovens precisam conhecer Glauber Rocha! Dessa obra imensa e inesgotável, apresentamos uma de tantas leituras possíveis com respeito, afeto e gratidão ao homem e artista Glauber Rocha" (Adeilton Lima)

Ficha Técnica
Pesquisa, roteiro e interpretação: Adeilton Lima
Textos: Murilo Mendes, Glauber Rocha e Luiz Carlos Maciel
Direção: Abaetê Queiroz
Trilha Sonora e áudios originais: Jorge Brasil
Tema da partitura inicial: Manassés (Valsa para Gibran)
Iluminação: Moisés Vasconcellos
Operador de Luz: Matheus Bento
Operador de som: Rodrigo Lelis
Vídeos e imagens: Thiago Cardoso
Figurino e cenografia: Cyntia Carla
Cenotécnico: Rodrigo Lelis
Consultoria técnica (advogados do Diabo): Fernando Villar, João Antonio de Lima Esteves
Diálogo acadêmico: Marcus Mota
Assessoria de Imprensa: Tato Comunicações
Fotógrafa: Débora Amorim
Designer: Lucas Moll
Produção Executiva: Jorge Luiz
Assistência de produção: Rafael Talarico
Administração: Clayton Lira

Serviço
Espetáculo: Glauber Rocha, o Profeta do Delírio
Local: Teatro Goldoni -  EQS 208/209 Iote A - Asa Sul
Apresentações: 16, 17 e 18/09 – 23, 24 e 25/09
Horário:  Sextas e sábados, 21h. Domingos, 20h.
Valores: R$ 30 e R$ 15
Ingressos: Teatro Goldoni (por telefone, reserva de ingressos), Central de Ingresso do Brasília Shopping e Site ingresso.com
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: 61 98207 1897 / 3244 3233 (reserva de ingressos)

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário