Festival Internacional INSTRUMENTA BRASÍLIA chega às ondas do rádio

A Nacional FM Brasília gravou todos os shows do Instrumenta Brasília e as bandas que abrem a série de especiais são as brasilienses Passo Largo e Ted Falcon e Gipsy Jazz Club. Realizada nos dias 16 e 17 de julho de 2016, a primeira edição do Festival Internacional Instrumenta Brasília levou à Praça das Fontes do Parque da Cidade 12 shows de grupos e orquestras que passeiam com maestria por vertentes da música instrumental e com raízes nas mais diferentes culturas.

            O material completo, gravado pela Nacional FM, ainda deve render outros 5 especiais. A veiculação dos shows acontece dentro do programa “Música Ao Vivo”, que vai ao ar todos os sábados a partir das 20h e tem uma hora de duração. A emissora ocupa o dial FM 96,1MHz, mas também pode ser ouvida através do site radios.ebc.com.br/ nacionalfmbrasilia ou pelo APP Radios EBC (para Android).

            Power trio Passo Largo, integrado pelos músicos Marcus Moraes, Vavá Afiouni e Thiago Cunha, todos de reconhecida trajetória na música instrumental, trabalha o rock’n roll em diversas vertentes, mesclando com habilidade a ritmos como o ska, o metal, blue grass, hard rock e o progressivo, dentre tantas levadas brasileiríssimas da música. Já a Gypsy Jazz Club desenvolve estilo musical frequentemente caracterizado como tendo seu início com o guitarrista Jean “Django” Reinhardt na década de 1930. Django foi o primeiro jazzman a influenciar músicos norte-americanos.


O que ainda vem por aí

            Dentre as atrações musicais que se apresentaram nesta primeira edição do Instrumenta Brasília estão Orlando Julius, nigeriano, radicado em Chicago, e um dos precursores do Afrobeat, ao lado de Fela Kuti; e a orquestra nova iorquina de Afrobeat dos Antibalas, ambas presenças inéditas em Brasília até então. Outros shows que também merecem destaque são Bixiga 70 e Abayomy Afrobeat Orquestra, que têm sólidas carreiras nacional e internacional.

            O Instrumenta Brasília foi uma realização da Hiperespaço Produções Culturais em parceira com a Saravah Produções Culturais e contou com o patrocínio da VIVO, via LIC - Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura do GDF.

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário