CONCEITUADOS COREÓGRAFOS CONTEMPORÂNEOS OFERECEM WORKSHOP EM BRASÍLIA

O MID – Movimento Internacional de Dança traz para Brasília e Belo Horizonte grupos e intérpretes da dança que representam a diversidade cultural mundial e que realizam trabalhos alinhados com as mais atuais pesquisas em dança contemporânea. Com programação que possibilita o diálogo entre artistas e outros festivais, o MID vai reunir os mais diversos segmentos da dança em atividades  concentradas em sua maior parte no Centro Cultural Banco do Brasil e com agenda também nos teatros dos SESCs Ceilândia, Taguatinga e Gama, além de espaços urbanos, a exemplo da Rodoviária do Plano Piloto.  

Como parte da programação do MID - Movimento Internacional de Dança, serão oferecidos workshps com dois importantes coreógrafos contemporâneos: o espanhol Albert Quesada e o moçambicano Idio Chichava. 

Com inscrições gratuitas, os workshops significam uma oportunidade singular para estudantes de dança e dançarinos profissionais, uma vez que terão contato com as ricas e diversas experiências de dois conceituados profissionais, reconhecidas mundialmente. 

Os workshops: 

01 – Albert Quesada 
Belo Horizonte – 10/10, das 18h às 21h - 15 vagas. Inscrições até 3/10

Brasília – 11/10, das 18h às 21h - 15 vagas. Inscrições até 3/10
Público alvo: estudantes de graduação em dança e dançarinos profissionais. 

O conteúdo:

1º) Mover para Ouvir: extraindo ritmo e qualidades da música, aprendemos uma variedade de práticas para ouvir enquanto nos movemos: contagem e jogos para exercerem nossa escuta em relação ao movimento. 

2º) Solo Assistido: de acordo com o que chamamos de Jornada do Solo Assistido, criamos uma "dança de apoio ', interpretando e respondendo à dança do nosso parceiro. Assim, torna-se a nossa própria dança. Começando com um solo que está sendo assistido por outro dançarino, a forma se desenvolve por toda a sala (sejam cinco, sejam 10 bailarinos para interagir com o Solo). Os que estão interagindo e o solista fazem parte da composição e, intuitivamente, vão desenhando a coreografia, fazendo escolhas com base em como a apoio a dança. A forma Solo Assistida vai além da sala de aula, e nos ensina que pedir ajuda (de assistência) pode ser uma habilidade crucial em nossas vidas. 

Albert Quesada - Albert Quesada (nascido na Espanha, em 1982) dançou no P.A.R.T.S (2004-2008), em Bruxelas, e na Hogeschool voor de Kunsten (MTD, 2003-2004), Amsterdam. Anteriormente, ele estudou filosofia e Multimídia Engenharia em Barcelona. Ao longo de seus estudos, ele organizou programações semanais em P.A.R.T.S. e deu aulas e workshops em diferentes lugares ao redor de Bruxelas. Em 2005, Albert começou a trabalhar no solo “Bach & Glenn” (2005-2008), uma coreografia que deu origem ao dueto Solos “Bach & Gould” (2010).


Em junho de 2009, Albert foi dançar na companhia o ZOO, de Thomas Hauert. Ele também se apresentou com Benjamin Vandewalle. Albert trabalha em performances de palco e com videodança. Em 2014, criou a coreografia “Wagner & Ligeti”. 


02 – Idio Chichava 
Belo Horizonte – 01/10, das 10h às 13h - 15 vagas. Inscrições até 26.09.
Brasília – 04/10, das 18h às 21h - 15 vagas. Inscrições até 29.09.
Público alvo: estudantes de graduação em dança e dançarinos profissionais. 

Conteúdo: Buscar uma forma de alimentar o corpo do bailarino a partir de movimentos improvisados tendo atenção aos micromovimentos, o desequilíbrio e um treinamento físico muito intenso, que prepara o bailarino a manipular e transformar os estímulos diversos do exterior. 

Idio Chichava - Começou a dançar no ano 2000, com prática tradicional. Participou de várias oficinas dos coreógrafos como Lia Rodrigues (Brasil), George Khumalo (África do Sul), Riina Saastamoin (Finlândia), Thomas Hauert (Suíça), Sandra Martinez (França), Betina Hozhausen (Suíça). Frequentou aulas na Escola de P.A.R.T.S, conduzidas por David Zambrano (Venezuela), Mat Voorter (Países Baixos), Elisabeth Coorbett (UE). Interpreta as peças criadas por Thomas Hauert, Panaibra Gabriel, Cristina Moura, e ingressa na CulturArte. Atualmente, reside na França, onde interpreta peças da companhia Francesa Kubilai Khan Investigations desde 2005 até os dias de hoje e tem ministrado aulas, oficinas de dança para todas as classes sociais, como também em outros países do mundo. É m estrando em Universidade de Nice Sophia Antipolis no Curso “Transmissão e profissão da Dança”. 


INSCRIÇÕES: 
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail danca@alecrim.art.br, observando as datas estabelecidas para cada oficina:


01 – Albert Quesada
Belo Horizonte e Brasília até 3/10

02 – Idio Chichava
Belo Horizonte – até 26.09. Brasília – até 29.09 

Os interessados devem encaminhar um parágrafo com demonstração de interesse em participar bem como o currículo. O título do e-mail deve conter o nome do oficineiro – Albert Quesada ou Idio Chichava - e a cidade – Belo Horizonte ou Brasília. 

Os locais da realização da oficina serão informados aos selecionados com antecedência de uma semana. 


Serviço: 

MID – Movimento Internacional de Dança
Data: De 3 a 24 de outubro - Brasília

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22
CEP: 70200-002 | Brasília (DF)
Tel.: (61) 3108-7600
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Programação completa e classificação indicativa: consultar no site www.movimentoid.com.br
Apoios: Sociedad Cultural Brasil – España; Embajada De EspañaEn Brasil; SESC; Circuito Liberdade e Governo do Estado de Minas Gerais
Patrocínio: Embaixada da França no Brasil; Instituto Francês do Brasil; FranceDanse; Fundo de Arte e Cultura/Secretaria de Cultura/Governo de Brasília, CCBB Brasília. 

==> Foto: Denis Van Laeken

0 comentários:

Postar um comentário