"As santas quebradas" - Danças urbana e contemporânea no combate à violência

“Conte uma história sem dizer uma só palavra. Ao final, sinta quantas almas escutaram a sua prece”. Com esse lema, o diretor e coreógrafo Wesley Messias leva para o palco mais um espetáculo original e inédito da Tribo Companhia de Dança. “As santas quebradas” estreia no Sesi de Taguatinga, com sessões de 05 a 07 de setembro. Os ingressos custam R$ 10,00.

Com 19 dançarinos em cena, entre 18 e 30 anos, a Tribo Companhia de Dança transformou em dramaturgia de movimento os relatos presentes no livro “As santas quebradas- violência contra a mulher pela voz das vítimas”, de Fernanda Ribeiro. Wesley montou um espetáculo de técnicas de danças urbanas e contemporânea que destrincha a luta contra a violência. Mais do que uma bandeira pelas mulheres, o trabalho da Tribo se transformou em uma luta pelo ser humano.

Em “As santas quebradas”, a história das sufragistas é retratada com dançarinas negras imbuídas da força do hip hop. Em outro momento, casais expressam, pela identidade visual do steampunk, o sistema robotizado do dia a dia. A essência humana e a luta pelas liberdades de expressão e de gênero são contadas no espetáculo pela linguagem da dança contemporânea, com influências da dança de rua.

STAM
Depois de “As santas quebradas”, a Tribo faz um breve intervalo e encena na sequencia algo como uma faixa bônus, muito comum nos antigos CDs. “Stam” é um espetáculo curto, inspirado em musicais da Broadway e em estrelas como Michael Jackson e Beyoncé. O trabalho conta a história de uma pessoa que precisa tomar uma importante decisão depois de deixar se envolver na ilusão das drogas. “Stam” tem a trilha sonora calcada em sucessos atuais da música pop e do hip hop.

GRUPO TRIBO COMPANHIA DE DANÇA
A Tribo Companhia de Dança atua em Brasília desde 1996, com o objetivo de promover o bem-estar e a cidadania da criança e do adolescente a partir do desenvolvimento e aprimoramento do talento da dança. O grupo participa frequentemente de eventos locais, nacionais e internacionais, como festivais e seminários.

Das produções já realizadas destacam-se os espetáculos “Dedans – o olhar de dentro”, de 2010; e “Polêmica”, de 2012. Há nove edições, a Tribo promove o projeto “Stam”, formado por shows e cursos na área das danças urbanas. A iniciativa recebe coreógrafos brasileiros e internacionais e atrai cerca de 80 bailarinos por ano. A ideia é proporcionar aos amantes da dança, de iniciantes a profissionais, a experiência de estar no palco.

Em 2013, Wesley e a Tribo foram selecionados para criar e dirigir a coreografia do encerramento do “Gymniasiade- jogos mundiais escolares”, realizado pela Secretaria de Esportes do DF.

WESLEY MESSIAS
Nascido em Brasília, Wesley Messias é coreógrafo de street dance, street jazz, expressão corporal e dança contemporânea, além de preparador corporal de dançarinos, modelos e atores.
Diretor e coreógrafo da Tribo Companhia de Dança há 17 anos, Wesley foi apontado em 2009 como um dos artistas brasileiros que compõem a História da Dança de Brasília.

Desde 2008, ele participa anualmente do summer workshop da renomada Broadway Dance Center, de Nova Iorque. O diretor e coreógrafo faz pesquisas e leva a arte dos artistas brasileiros pelo mundo, em shows, congressos e eventos de dança. Ele fez parte, por exemplo, da equipe de Ragga Jam da coreógrafa francesa Laure Courtellemont, com quem viajou pela França, Espanha, Rússia e Polônia. Durante passagem pela Itália, Wesley foi convidado a ministrar treinamento de passarela com dança para modelos que iriam desfilar na semana de moda de Milão.

Em 2012, Wesley integrou como coreógrafo e bailarino o BerlinLOOPBrasil, grupo internacional que funde diferentes formas de arte contemporânea, música, dança, cinema e iluminação/artes visuais, além de aproximar as artes do Brasil e da Alemanha.

Por ter cursado teatro musical e realizado pesquisas constantes na área, Wesley foi convidado para coreografar montagens acadêmicas como “Construção”, “Hair”, “Grease” e “Rent”. Em 2015, ele esteve em turnê nacional com o musical “Across the universe- ao som dos Beatles”, mesmo ano em que assinou a direção coreográfica do musical “Ópera do malandro”. Na televisão, Wesley já coreografou comerciais para empresas e instituições como RM Art Studio, Colégio NDA, Ministério Público Federal, IESB, Parkshopping, AC Coelho. Trabalhou também em campanhas politicas e com a cantora pop Francine, de São Paulo, pela Massiva Records.


SERVIÇO:

“As santas quebradas”
Data: 05, 06 e 07 de setembro de 2016
Local: Sala Yara Amaral no Centro Cultural SESI de Taguatinga
Endereço: QNF 24, área especial, Taguatinga Norte
Horário: segunda, às 20h/ terça, às 18h e às 20h/ quarta, às 18h e 20h
Ingresso: R$ 10,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 12 anos

==> Foto: Thiago Barreto

0 comments:

Postar um comentário