Palestras gratuitas de setembro no Fórum de Produtores Culturais na UnB

Fórum de Produtores Culturais na UnB iniciou suas atividades em setembro de 2014 e neste mês, completa 2 anos de palestras gratuitas semanais, com personalidades representativas do cenário artístico-cultural e do empreendedorismo criativo. Os encontros foram idealizados pela produtora e gestora cultural Aryane Sánchez e pelo Diretor do Instituto de Artes da UnB, Ricardo Dourado. 

Os encontros se realizam todas as quintas-feiras de 18h às 20h, no Auditório do Departamento de Música da UnB e servem de base para a estruturação do curso de extensão universitária sobre Produção e Gestão Cultural da Universidade de Brasília. 


No dia 1° de Setembro, o Fórum de Produtores Culturais receberá o violeiro, pesquisador e produtor cultural Cacai Nunes com uma palestra sobre "O artista multi-tarefas no mercado cultural". 

O violeiro Cacai Nunes nasceu em Pernambuco mas foi criado em Brasília. Iniciou seus estudos de viola caipira em 2001 e, com grande talento, vem desenvolvendo seu trabalho com a viola brasileira compondo trilhas sonoras originais para cinema e vídeos institucionais sempre se utilizando de elementos da música regional brasileira. Seu primeiro Cd “O Avesso” foi lançado em agosto de 2006, apresentando suas composições e arranjos de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Dilermando Reis. Com este CD, Cacai Nunes já se apresentou em Washington (EUA), Argel (Argélia), Bamako (Mali), La Coruña (Espanha), Paris (França), Genebra (Suíça), Amsterdan (Holanda), Bogotá (Colômbia) e por 8 cidades do Chile, incluindo a capital Santiago.  Seu segundo CD, Casa do Chapéu, foi gravado ao vivo na sua chácara localizada na área rural de Sobradinho(DF) e apresenta elementos da música dos terreiros de candomblé e de sua convivência com os animais do cerrado, mesclados com a sonoridade da viola. Atualmente, prepara novo CD com repertório de choros, acompanhado de regional com violão de 7 cordas, cavaquinho e pandeiro.

Cacai Nunes também é pesquisador da música brasileira e parte de sua pesquisa pode ser conferida no Blog Acervo Origens no endereço www.acervoorigens.com .

Além de ter sua pesquisa publicada na Internet, Cacai também apresenta um programa na Rádio Nacional Brasília FM 96,1mhz. O repertório do Programa Acervo Origens é composto por música brasileira, majoritariamente aquelas de transmissão oral, cuja consolidação se deu por meio da transmissão dos conhecimentos de pai para filho, de mestre para discípulo, constituindo, assim, em um dos maiores tesouros de nosso povo. O Programa Acervo Origens vai ao ar aos sábados na Rádio Nacional Brasília FM 96,1mhz ou on line no www.acervoorigens.comCom base neste Acervo, Cacai também realiza o Forró de Vitrola, valorizando o repertório tradicional da música nordestina, em que artistas como Azulão, Zito Borborema, Jacinto Silva, Marinalva, Zé Calixto, Joci Batista e tantos outros estão presentes. Já foram mais de 43 bailes em locais diferentes de Brasília.


No dia 8 de setembro terá a palavra Débora Aquino. Consultora da Nagual - Consultorias em Arte, Cultura, Política e Economia Criativa, a produtora e gestora cultural falará sobre "Rumos da carreira de artista , previdência e aposentadoria - um pensar sobre o Recurso Humano das profissões da arte." 

Atuante nesta área desde 1988 Débora Aquino já participou de diversos trabalhos como artista e gestora de cultura. Em 1990 engaja na luta pela preservação do bioma Cerrado trabalhando na extinta SEMATEC (secretária do meio ambiente ciência e tecnologia) desenvolvendo vários projetos de educação ambiental e cultura. De 1995 a 1997 foi diretora regional de cultura da regional administrativa de Taguatinga- DF tendo neste período reformado e entregue a comunidade local o Teatro da Praça. Em 2001 junto com outras pessoas monta o grupo Casa de Farinha grupo que faz uma releitura das musicas tradicionais em fusão com ritmos modernos.Em 2002 Funda a Associação cultural Ossos do Ofício – Confraria das artes e concomitantemente ingressa na Cooperativa Brasiliense de Teatro realizando vários projetos em comunidade carentes. De 2002 a 2011 é presidente da Associação Ossos do Oficio e em 20012 e 2013 coordena as ações da Funarte Brasília Onde reforma as galerias Fayga Oswtrover e Marquise para a copa das confederações. Foi gestora da ocupação de artes cênicas do Teatro Plinio Marcos em Brasília -2013 -com 320 ações entre espetáculos e oficinas formativas publico de 58 mil espectadores em 6 meses de projeto. Foi conselheira da CNIC de 2009 a 2011, do Conselho Nacional de Investimento Cultural do Ministério da Cultura e é membro titular da cadeira de Artes Cênicas no Conselho de Cultura do Distrito Federal desde 2014.


No dia 15 de setembro, será a vez da consultora Cristiane Pereira com a palestra "Empreender utilizando um ambiente de Coworking". 

Sócia fundadora do primeiro espaço de coworking de Brasília, realiza há 6 anos o evento Terças Múltiplas que envolve palestras, encontros para network e descontração. Atua no mercado de consultoria empresarial já há 20 anos, é administradora de empresas, consultora do Sebrae e do Espaço Multiplicidade, apoia pequenos negócios no desenvolvimento do seu planejamento estratégico, mapeamento de processos, identificação de negócios e processos inovadores. Em sua palestra falará sobre como um ambiente coworking - trabalhar junto, pode apoiar pequenos empreendedores no desafio de iniciar seu negócio, com apoio de infra estrutura, mentorias, palestras e integração, com a troca de oportunidades e o networking como elemento indispensável no nascimento de um projeto.


O convidado do dia 22 de setembro será o especialista em coaching Daniel Portilho, com a palestra "Emoção e Linguagem " - Conquistando a autoconfiança criativa."

Coach profissional com experiência em estratégia, produtividade e desenvolvimento humano. Graduado em administração de empresas e pós graduado em estudos de comportamento de grupos. Atua como Coach de vida e carreira, facilitador de Workshops para o desenvolvimento emocional e confiança criativa.


E para fechar a programação especial de aniversário do Fórum de Produtores Culturais na UnB, no dia 29 de Setembro o assessor de imprensa, curador e artista plástico Renato Acha dará todas as dicas sobre "A relação entre o produtor cultural e a a imprensa".

Renato Acha é Assessor de imprensa e redes sociais, editor do site Acha Brasília há 6 anos. Atua também como artista visual e já foi curador de mostras como o I Festival de Land Art de Brasília, Movimento HotSpot, Mostra 3X4 (Retrato Brasília - CCBB) e diversas mostras individuais de artistas locais. 

Acaba de ser indicado ao Prêmio Empresa Líder 2016. A indicação da empresa, especializada em editoria de cultura e assessoria de imprensa e capitaneada por Renato Acha, foi realizada por membros e associados do Painel Networking da Brazil Company composto por empresários, autoridades, advogados, artistas, através da Ordem do Clube do Empreendedor, pela indicação de seus próprios clientes e pelo Guia Empresarial do Sebrae. O Prêmio Empresa Líder Regional é uma iniciativa para identificar e premiar as melhores empresas de segmentos específicos, através do mapeamento de boas práticas de inclusão, responsabilidade social, qualidade, além de promover, dar visibilidade e reconhecimento a empresas que atuam de maneira ética e responsável e acima de tudo que são verdadeiros líderes do mercado em que atuam.

  
Serviço: Fórum de Produtores Culturais na UnB 
Data: Todas as quintas-feiras de 18h às 20h
Local: UnB- Área 1 - Auditório do Departamento de Música da UnB.
Classificação indicativa: Livre
Evento aberto à comunidade e gratuito
Estacionamento em frente à agência do Banco do Brasil, próximo ao Restaurante Universitário.
Veja como chegar aqui:  https://goo.gl/SkVAf2
Mais informações: 61- 9 8205 4843

==> Foto: Zuleika de Souza

0 comments:

Postar um comentário