Clitemnestra, com Juliana Plasmo, abre Festival de Monólogos ECAI

Começa no próximo fim de semana o 1º Festival de Monólogos ECAI, realizado pelo Espaço Cultural Alexandre Innecco. Na estreia, domingo, às 16h, a atriz brasiliense Juliana Plasmo apresenta o espetáculo de drama "Clitemnestra", baseado em texto extraído do livro "Fogos" (1983), da escritora belga Marguerite Yourcenar. Diante de um tribunal, Clitemnestra é julgada e confessa ter matado, a golpes de machado, o marido Agamenon, líder dos exércitos gregos em Tróia.

Juliana Plasmo é atriz da Faculdade Dulcina de Moraes que tem despontado tanto no cinema, somando participação em mais de 7 filmes, quanto no teatro, em que já tem mais de espetáculos apresentados. No ano passado, a atriz estrelou o curta-metragem "O Sal dos Olhos", de Letícia Bispo, que integrou a mostra competitiva do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e esteve, mais recentemente, na programação do Festival Latinidades – Cine Afrolatinas 2016, além da Mostra de Cinema Negro de Sergipe (EGBÉ). Em teatro, trabalhou com os diretores Fernando Guimarães, Cibele Amaral e Verônica Moreno (falecida em dezembro de 2015), com quem apresentou os espetáculos "Romeu e Julieta, um amor armorial" e "A paixão do cristo negro".

O Festival é uma mostra seletiva para atores/atrizes amadores(as) ou profissionais, que contemplou quatro espetáculos-solo de teatro, dentre onze inscritos. Os espetáculos têm duração entre 15 e 50 minutos e foram selecionados por um juri, que também contou com a atriz brasiliense radicada em Campinas Raquel Scotti Hirson (Lume Teatro), convidada a participar hors-concours.


Espetáculo: Clitemnestra, com Juliana Plasmo
Direção: Fernando Guimarães
Texto: Trecho extraído do livro "Fogos", de Marguerite Yourcenar
Gênero: Drama
Sinopse: Diante de um tribunal, Clitemnestra é julgada. Confessa ter matado, a golpes de machado, o marido Agamenon, líder dos exércitos gregos em Tróia.

FOGOS (Marguerite Yourcenar, 1983)

Uma série de prosas líricas interligadas pelo sentimento de amor. Fruto de uma crise passional da autora, o livro está repleto de pensamentos isolados escritos como anotações de um diário íntimo e surpreende o leitor ao revelar uma mulher apaixonada, forte e, ao mesmo tempo, muito lírica. Alternando-se com reflexões sobre a paixão amorosa, encontram-se as histórias de Fedra, Aquiles, Pátroclo, Antígona, Maria Madalena, Fédon.


SERVIÇO:

O quê: Monólogo "Clitemnestra" (Drama), com Juliana Plasmo - Direção de Fernando Guimarães
Onde: Espaço Cultural Alexandre Innecco - ECAI, CLN 116, bloco A, ao lado do Café Savana
Quando: 7 de agosto às 16h, 14 a 28 de agosto às 18h
Quanto: De R$30 a R$120 - Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do ECAI (http://www.alexandreinnecco.com/fme-ingressos).

==> Foto: Sartoryi / Divulgação

0 comments:

Postar um comentário