ULISSES ROCHA NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Nascido no Rio de Janeiro em 23 de novembro de 1960,passou a primeira infância na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo. Em 1968, por motivos de trabalho de seu pai, foi para a capital onde iniciou seus estudos de violão erudito com o professor Antônio Manzione em 1970.

Três anos mais tarde, com a mudança de residência de Manzione para a cidade de Santos, onde atua até os dias de hoje, Ulisses inicia uma fase autodidata vindo a relacionar-se com o rock e com a guitarra, convívio este que viria criar o maior diferencial na construção de seu estilo.

Em 1977 começa o interesse pelo Jazz e pela MPB, momento em que ingressa no CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical) escola de música fundada pelo Zimbo Trio, onde aprimora seus conhecimentos em teoria, harmonia e improvisação, e onde dois anos mais tarde viria a lecionar, logo depois de ter abandonado o curso de agronomia.

No CLAM conhece André Geraissati, na época também professor, que o convida a participar do grupo D'alma, trio de violões que revolucionou a linguagem do instrumento e inspirou a formação do lendário trio: John Maclaughlin - Paco de Lucia - Al di Meola. O grupo participou de diversos festivais internacionais de Jazz como os de Paris, Montreal, Quebec, Ottawa, New York além do Free Jazz Festival, no Brasil. O D'Alma deixou três discos, dois dos quais com a participação de Ulisses.

Em 1985, é convidado a fazer parte da comissão de seleção do Festival dos Festivais, promovido pela TV Globo, onde conhece Cezar Camargo Mariano, que o convida a integrar o grupo Prisma, acontecimento que determinou um forte impulso na sua carreira e criou as condições que favoreceram a gravação de seu primeiro disco solo.

Gravado pelo selo carioca Visom, Alguma Coisa a ver com o Silêncio, lançado também na Europa pela GRP, renomada gravadora americana, dá início a uma trajetória que já conta com 6 CDs, 3 fitas de vídeo e um livro, além de inúmeras participações em coletâneas e em trabalhos de outros artistas.

Tocou ainda com Gal Costa, Zé Renato, Olívia Byington, Heraldo do Monte, gravou com, Hermeto Pascoal, Hugo Fatoruso, Roberto Carlos, Sá e Guarabira, Ritchie, Diana Pequeno, Cida Moreira, Ronnie Von, Marlui

Miranda, Vânia Bastos e dividiu o palco em encontros especiais com Egberto Gismonti, Al di Meola, Toquinho, Eliane Elias, Canhoto da Paraíba, Marco Pereira, Paulo Belinatti e com grupo Boca Livre.

Como solista, participou do festival de Jazz de Paris, Free Jazz Festival, Phillips Innovation Show, Festival de Inverno de Campos do Jordão por diversas vezes como concertista e como professor, além de tocar com as orquestras sinfônicas de Campinas, Americana e a Jazz Sinfônica.

Além do trabalho artístico também atua na área de produção de música para publicidade, compondo e executando jingles e trilhas para as principais produtoras de São Paulo.

Foi indicado duas vezes para o prêmio Sharp nas categorias de melhor música instrumental e melhor solista.

Ulisses é professor da Faculdade de Música da Unicamp desde 1990.

As apresentações acontecem dias 06, 07 e 08 de Julho de 2016 – quinta-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 15,00 (meia) e R$30,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Will Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário