J.R. DURAN É O CONVIDADO DE JUNHO DO PROJETO CRONISTAS DA FOTOGRAFIA NA CAIXA CULTURAL

O espanhol J.R. Duran é o convidado de junho da série Cronistas da Fotografia na CAIXA Cultural Brasília. Na próxima quarta-feira (22), às 20h, o fotógrafo falará sobre Beleza e moda editorial com mediação de Luiz Garrido. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro da Caixa a partir deste sábado, dia 18 de junho.

Até setembro estão programados outros três encontros, que abordarão temas como reportagem, tecnologia digital e foto celular. O primeiro bate-papo, com Márcio Scavone e Walter Firmo, lotou o teatro com o tema Retrato como forma de expressão, com mais de 400 participantes. Nas conversas, os principais expoentes da fotografia nacional desde a década de 1970, como Orlando Brito, Walter Carvalho e Kazuo Okubo, vão se tornar personagens de suas próprias crônicas profissionais. A ideia é promover a conexão entre esses fotógrafos renomados e amantes da fotografia e das artes visuais, além de universitários dos cursos de Comunicação, Fotografia e Cinema/Mídias Digitais do Distrito Federal. Cada encontro envolverá um ensaio visual sobre o assunto em debate.

Sobre o convidado
O nome de J.R. Duran está intimamente ligado à fotografia de moda, nus e publicidade. Brasileiro de coração, o fotógrafo espanhol ganhou sete prêmios Abril de Jornalismo. Morou e trabalhou nos Estados Unidos entre 1989 e 1995. Com estúdio montado em São Paulo, Duran colabora para as principais revistas do país. Ele também é editor da sua própria revista, a Rev. Nacional, e tem seis livros de fotografia publicados, sendo Cadernos etíopes o mais recente. Escreveu ainda três romances, Lisboa, Santos e Cidade sem sombras, que formam uma trilogia, e um livro de diários de viagem, Cadernos de viagem, com aquarelas.

Sobre o mediador
Luiz Garrido iniciou a carreira de repórter fotográfico em meados dos anos 1960. Tornou-se correspondente da revista Manchete em Paris, em 1968, e destacou-se no ano seguinte ao realizar, em Berlim, a documentação da rumorosa campanha pela paz mundial promovida pelo casal John Lennon e Yoko Ono. Quando retornou ao Brasil, em 1971, direcionou-se para a fotografia de estúdio, nos campos editorial, de charme, moda e publicidade. Ganhou o Prêmio Abril em quatro ocasiões diferentes (1980, 1983, 1987 e 1995).

Calendário de encontros Cronistas da Fotografia
22/06/2016 (quarta-feira) Beleza e moda editorial, com J.R. Duran
28/07/2016 (quinta-feira) Foto arte, com Walter Carvalho e Ricardo Fasanello
11/08/2016 (quinta-feira) A tecnologia digital, ontem e hoje / foto celular, com Levindo Carneiro e Kazuo Okubo
29/09/2016 (quinta-feira) A reportagem, com Orlando Brito e Evandro Teixeira 


Serviço

Série de palestras Cronistas da fotografia – Beleza e Moda Editorial com J.R. Duran
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dia: 22 de junho de 2016
Horário: quarta-feira, às 20h
Público-alvo: estudantes e profissionais da área
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 120 minutos
Entrada franca limitada à lotação do teatro | retirada de ingressos a partir de 18 de junho (sábado)
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes) | Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Informações no site: http://www.cronistasdafotografia.com.br

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário