EXPOSIÇÃO "PANORAMA VERA SABINO" CHEGA À CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

Interseção entre pintura e poesia marca a exposição Panorama Vera Sabino, em cartaz a partir de 29 de junho na CAIXA Cultural Brasília. Em representações figurativas, Sabino homenageia a colônia e os imigrantes do país em temas como natureza, feminino e religião, aliando a literatura ao seu trabalho com a inspiração nos poemas sulistas registrados ao lado de cada obra da mostra. A abertura será no dia 28 de junho, às 19h, com a apresentação Uno de voz e violão do cantor Felipe Barão. A exposição, que reúne 40 obras da artista, fica em cartaz até 4 de setembro, nas Galerias Piccola I e II.

Dividida em quatro mundos do universo mítico-mágico da artista – O Feminino, Os Santos, As Flores e O Bruxólico –, a exposição conta com obras do acervo da artista, de colecionadores particulares e de instituições públicas, sendo algumas inéditas. Em Os Santos a artista apresenta telas sobre religiosidade e sua devoção ao divino e ao espiritual; já O Bruxólico representa uma viagem ao mundo da magia e da inspiração no folclore de Santa Catarina; em O Feminino, Vera retrata a mulher sob seu olhar particular; e As Flores reúne quadros feitos especialmente para esta mostra e que retratam a natureza de Brasília, onde a artista morou quando jovem.

A exposição representa íntimo diálogo com a literatura por meio de poemas de Semy Braga, marido da artista, e textos da escritora Michelline Barros, que assina, ao lado de Antonio Fasanaro, a curadoria da exposição. De forma afetiva e particular, a mostra é um apanhado representativo dos 50 anos de atividade da artista e conta, ainda, com o vídeo documentário A ilha em mim, da cineasta Suélen Ramos Vieira Vale, sobre a trajetória de Vera Sabino.

Artista:
De temática figurativa e bastante colorida, a obra de Vera Sabino exibe técnica e traço inconfundíveis que normalmente fazem menção à cultura de sua cidade natal, Florianópolis (SC). Com peças em acrílico sobre Eucatex e cores vivas em uma paleta singular, a artista retrata raízes da cidade: sua colonização, fé, folclore, magia e a natureza do local, onde santos, mulheres, flores e as lendas da ilha compõem uma bela viagem. Na intimidade de seu quarto e atelier, de janelas amplas e rodeado pela Mata Atlântica, Vera produz suas obras sobre uma grande e confortável cama.

Serviço
Exposição Panorama Vera Sabino
Local: Galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Abertura: 28 de junho de 2016, às 19h
Visitação: de 29 de junho a 4 de setembro de 2016; de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

==> Foto: Renato Gama

0 comments:

Postar um comentário