Celso Amorim revela a política brasileira de Defesa Nacional

Quais são a políticas de defesa um país democrático e pacífico, mas detentor de importantes reservas naturais e que figura entre as principais economias do mundo? Como articular a defesa dos interesses nacionais com a promoção da paz? Um caminho que trata concretamente dessas questões estratégicas está delineado no conjunto de textos e pronunciamentos de Celso Amorim no período em que esteve à frente do Ministério da Defesa brasileiro – entre agosto de 2011 e dezembro de 2014 – e que agora estão reunidos em A grande estratégia do Brasil, coedição da Fundação Alexandre de Gusmão e da Editora Unesp, com apoio do Instituto Pandiá Calógeras.

Já em seu pronunciamento na cerimônia de posse como ministro da Defesa, que abre o livro, Amorim traça os temas a serem trabalhados: a modernização das forças armadas, o fortalecimento da indústria nacional de defesa, a capacitação tecnológica nacional, a cooperação de defesa com os parceiros da América do Sul e do Atlântico Sul, a contribuição do país como provedor de paz às Nações Unidas e o papel dos militares em uma sociedade democrática. Seguem-se outros 29 discursos, selecionados de modo a elucidar os principais aspectos relacionados a uma política pública de defesa, mas também abarcando aqueles que se tornaram simbólicos diante das circunstâncias em que foram proferidos. Em conjunto, tornam-se representativos das diferentes atividades do Ministério, para além da sua atividade primordial de defesa.

Em uma segunda seção estão reunidos três artigos e cinco entrevistas, em que articula política externa e política de defesa, interesse nacional e cooperação internacional. Comissão da Verdade, Integração sul-americana, pirataria na África, terrorismo, a atualidade de José Bonifácio e guerra cibernética são alguns dos assuntos tratados diretamente por Amorim ou em conversas com jornalistas, como Miriam Leitão e Martin Granovsky.

Sobre o autor – Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante o governo Itamar Franco (1993- 1994) e durante o governo Lula (2003-2014). Foi ministro da Defesa durante o governo Dilma Rousseff (2011-2014). Atualmente, o embaixador Amorim é membro da Unidade de Inteligência da Fundação Getúlio Vargas, membro do Conselho Diretor do International Crisis Group, chefe da missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos no Haiti e membro do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Acesso a Medicamentos.

Título: A grande estratégia do Brasil: Discursos, artigos e entrevistas da gestão no Ministério da Defesa 
Autor: Celso Amorim 
Número de páginas: 398 
Formato: 15,5 x 22,5 cm 
Preço: R$ 31
ISBN: 978-85-7631-585-8 (FUNAG)
          978-85-3930-627-5 (Editora Unesp) 

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário