Carnaval de Kitinete, um experimento cênico para ser vivido

“Carnaval de Kitinete” estreia no dia 15 de junho e fica aberto para visitação até 15 de julho, depois de curta temporada em dezembro de 2014. A obra é fruto de uma pesquisa realizada pelo ator e performer Leonardo Shamah, com direção e curadoria de Tatiana Bittar. Como o próprio título sugere, “Carnaval de Kitinete” é experimento cênico realizado dentro de um espaço residencial e tem sua pesquisa focada na performatização do cotidiano, onde o ator-performer é um objeto plástico que ressignifica o ambiente doméstico em uma galeria de arte, que ao mesmo tempo é sua casa, sugerindo um museu de si e para si.

A pesquisa foi realizada ao longo de 2014 e contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 – Montagem de Espetáculo. Atravessou temas como identidade, individualidade, tédio da existência e valores subjetivos do mercado de arte.

A dramaturgia e a encenação foram construídas a partir de colagens com o plágio de obras de diferentes linguagens, tais como cinema, literatura, artes visuais e, inclusive, do teatro. Além disso, esse experimento esboça diálogo com as artes visuais convidando artistas a exporem suas obras dentro da casa-galeria que, durante o horário de visitação, podem ser vendidos. Esta edição traz Lucas Gehre, Raquel Nava, Coletivo Transverso, Patrícia Bagniewski e muitos outros a serem definidos durante a temporada.

O experimento tem duração de seis horas e o espectador fica à vontade para assistir/visitar/vivenciar o tempo que quiser ou até desinteressar-se o suficiente da sua apreciação.

“Carnaval de Kitinete” é o carnaval da individualidade, da solidão, do tédio de existir. É uma imersão no cotidiano vazio de ser da humanidade. Este é um carnaval de ironia, morbidez e situações absurdas que surgem da espetacularização das rotinas. O riso brota de uma sensação de desespero e abandono onde o questionamento é: o que fazer com a própria imparidade nos dias em que a festa é ser coletivo?

Ator e diretora são integrantes da Andaime Cia de Teatro, grupo já conhecido em Brasília por suas intervenções no espaço público da cidade com o projeto “Serpentes que Fumam”, no qual se destacam as intervenções “Dia de Sol” (piscinas em lugares inusitados), “Aniversário de quem?” (festa de aniversário dentro dos cartórios), “Carnaval Silencioso” e “Queimada de Sutiã”.

FICHA TÉCNICA:
Direção/Curadoria: Tatiana Bittar
Performance/Curadoria: Leonardo Shamah
Produção/Curadoria: Kamala Remaras
Assistente de produção: Rodolfo Godoi
Trilha sonora: Tomás Severin
Cenografia e Expografia: Tatiana Bittar/Leonardo Shamah/Kamala Ramers
Colaboração em criação: José de Campos
Designer Gráfico: Maira Zannon – Ilha Design
Assessoria de Imprensa: Melissa Luz
Fotos: Joana França


SERVIÇO
Carnaval de Kitinete
Data: De 15/06/2016 a 15/07/2016 (sempre às quartas e sextas)
Horário de visitação: Das 18h às 0h
Local: Secreto e disponibilizado pelo e-mail carnavaldekitinete@gmail.com

Informações: (61) 9 8469.5797 e (61) 9 8177.6218
Ingressos: Colaboração espontânea a partir de R$20,00
Classificação indicativa: 18 anos

==> Foto: Joana França

0 comentários:

Postar um comentário