Todas as Cores de Brasília

Inspiradora, poética. Brasília. O horizonte quase infinito e a luz que paira sobre suas formas puras nunca passam despercebidos aos olhos atentos daqueles que registram em imagens as marcas e a história desta jovem senhora que caminha para os seus 56 anos. É o caso do fotógrafo Edu Vergara, que escolheu o mês do aniversário da capital para lançar o livro Todas as Cores de Brasília, na Fnac/ParkShopping. O lançamento, no dia 16 de abril às 18h, será celebrado com exposição de 20 das 150 imagens do acervo que ilustra a publicação e um photo-papo com o autor, conversa descontraída sobre as fotos, o livro e a capital.

Vergara costuma dizer que para quem aprecia a arte e o belo, Brasília é um banquete. Segundo o fotógrafo, à parte das mazelas produzidas no cenário político, a cidade é a representação máxima da exuberância. “Entre tantas outras apropriadas definições, Brasília é um encontro perfeito. Aqui, o contorno das formas naturais do cerrado casou com a luz que ilumina o traço marcante de dois ícones da arquitetura e urbanismo”, avalia.

O primeiro livro de Vergara, Brasília Photo Show 2013, teve a tiragem esgotada ao ser vendido em hotéis da cidade no mês da Copa do Mundo 2014. A ideia para Todas as Cores de Brasília é alcançar os brasilienses, os brasileiros e também os visitantes estrangeiros que estarão por aqui nas Olimpíadas. “Fotografo Brasília porque ela é linda. Meus registros refletem as nuances da ousadia de JK, do arrojo de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e da coragem daqueles que largaram tudo para erguê-la no meio do Planalto Central”, pondera reforçando que o livro é uma ponte para apresentar Brasília ao mundo.

Embora tenha alguns cliques do primeiro catálogo do fotógrafo, Todas as Cores de Brasília traz fotos que jamais foram publicadas antes. Com padrão de impressão bem superior, a nova publicação exibe legendas bilíngues – inglês e português – e comentários do autor com informações sobre as imagens. “Brasília é um presente para todos. Todas as Cores de Brasília apenas reverencia o seu legado. Aguardo o público na Fnac, dia 16 de abril, para um bate papo sobre essa aventura que é fotografar nossa capital”, convida Vergara. A exposição Todas as Cores de Brasília fica na Fnac até o dia 15 de maio.


SERVIÇO:
Lançamento do livro, exposição Todas as Cores de Brasília e photo-papo com Edu Vergara
Data: 16 de abril, às 18h
Período da exposição: de 16 de abril a 15 de maio
Local: Fnac ParkShopping

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário