ELLEN OLÉRIA CELEBRA 15 ANOS DE CARREIRA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A cantora e compositora brasiliense Ellen Oléria volta ao palco da CAIXA Cultural Brasília, de 7 a 10 de abril, para celebrar 15 anos de carreira com o lançamento do quinto álbum Afrofuturista. Com uma mescla de samba, forró, afoxé com hip-hop e até jazz, o novo trabalho estreia na capital no mesmo teatro onde a artista lançou seu primeiro disco solo. Os ingressos a preços populares começam a ser vendidos neste sábado (2), na bilheteria do Teatro da CAIXA.

Para a grande maioria dos brasileiros, Ellen é a primeira vencedora, e nunca igualada, de um reality show musical de TV, mas quem acompanha o ambiente musical da capital do país conhece a voz, a presença e o talento da artista há muito mais tempo. Vencedora de quase todos os festivais de que participava, Ellen retorna a Brasília depois de ter alcançado, em sua última turnê, cidades de norte a sul do Brasil além de Espanha, França, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão e Taiwan.

A artista combina, em seu novo trabalho, ritmos brasileiros como o samba, o forró, o carimbó, o afoxé, o maracatu com os timbres e arranjos contemporâneos que apontam para um encontro urbano de identidades. Da poética das ruas, pela linguagem do hip hop, às performances jazzísticas da banda em cena, o ambiente acústico converge modernidade e ancestralidade nos arranjos. 

O repertório mistura canções autorais e emociona ao atualizar obras de outros compositores da MPB, como Milton Nascimento, convidando o público a revisitar lugares da memória e pertencimento. Para chegar ao formato final, foram três anos de pesquisa em que a compositora buscou inspiração na obra de artistas como Sun Ra, Grace Jones, Itamar Assumpção, Jorge Benjor, Chico Science e sua Nação Zumbi e Alceu Valença. Em Brasília, Ellen se apresenta com Raphael Dantop (teclados), Douglas Couto (baixo), Valentino Menezes (percussões) e Fernando Chocô (bateria).

Oficina para jovens 
Além do show, Oléria vai ministrar a oficina Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas (em Yá Yá Massemba, de Roberto Mendes e Capinam).  Ao lado da oficineira convidada Poliana Martins, Ellen trabalhará a conexão com expressões da oralidade, como o hip hop e os cancioneiros populares brasileiros. A ideia é utilizar as canções negras afrobrasileiras, incluindo o repertório do show Afrofuturista, para estudar rimas e poemas, falados e escritos, fazer exercícios de impostação vocal e expressão corporal, e, por fim, produzir textos orais e escritos a partir do material apresentado. A oficina gratuita, com jovens de 14 a 28 anos, será no dia 6 de abril, das 13h às 18h40, e contará com 20 participantes selecionados por inscrição. 

SERVIÇO

Show Ellen Oléria - Afrofuturista
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Datas: 7 a 10 de abril de 2016
Horários: de quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) | à venda a partir de sábado (2/04) 
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1kg de alimento não perecível 
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h; e sábado, das 9h às 21h | Informações: 3206-6456
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes) | Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Classificação indicativa: 12 anos.
Duração: 80 minutos
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal  

==> Foto: Thiago Sabino

0 comments:

Postar um comentário