Coleção resgata a autenticidade da música instrumental brasileira

A música é um dos elementos mais importantes da cultura brasileira desde que começou a ganhar forma na mescla dos ritmos dos povos indígenas nativos com aqueles que chegaram aqui trazidos pelos colonizadores portugueses e escravos africanos. Em um trabalho que busca resgatar parte de um rico material original de canções populares do fim do século XIX e o início do XX, Glauber Santiago lança pela EdUFSCar o primeiro volume da Coleção Arranjos para pequenos grupos, acompanhado de um CD de áudio com as gravações das orquestrações.

O volume é composto por peças como Acorda, Adalgisa; A borboleta do Natal; Canção do trovador; Menina, por que razão; e Vem cá, meu anjo. Cada arranjo foi elaborado para uma formação variada, mas, em geral, são compostos da seguinte maneira: melodia com letra e cifragem de acordes, flauta ou oboé, clarineta, violão ou piano. Há também partes alternativas para flauta doce soprano, violino e saxofone alto. Para manter a originalidade destas canções tradicionais, optou-se por manter a grafia utilizada na época.

Segundo o autor, as composições, gravadas pelos integrantes do Trio Instrumental Uirapuru, disponíveis no CD, destinam-se a grupos musicais de pequeno porte e com formação eclética. "Também é interessante para estudantes de música em geral que desejam observar exemplos de harmonizações e arranjos", completa Glauber Santiago.

Atuando fortemente entre 2009 e 2011, o Trio instrumental Uirapuru foi criado com o intuito de divulgar este segmento da música nacional. Isto explica sua escolha para gerir a harmonia. "A formação do Trio possibilitava a realização de arranjos no estilo desejado, com ressalva apenas para a inserção de mais pistas de áudio gravadas em estúdio, além da utilização de sons de piano sampleado, de forma que o arranjo pudesse ficar mais completo e adaptado para um grupo musical de pequeno porte", arremata Santiago.

Sobre o autor – Glauber Santiago é bacharel em Direito, mestre em Engenharia de Produção, com dissertação voltada para a gestão da qualidade em organizações musicais, e doutor também em Engenharia de Produção, com tese versando sobre uma proposta de diagnóstico das competências do educador musical em projetos de curso de graduação. Atua na área musical como arranjador, compositor, produtor e professor de linguagem e de estruturação, percepção, produção e criação musical. Atualmente, pesquisa na área de Educação a Distância, abordando, sobretudo, temas referentes à produção de material didático e às novas tecnologias de comunicação e informação.

Título: Coleção Arranjos para pequenos grupos 
Autor: Glauber Lúcio Alves Santiago
Número de páginas: 130
Formato: 23,4 x 31,5 cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-7600-381-6

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário