CINE CURTA BRASIL ESTREIA NA CAIXA CULTURAL

A CAIXA Cultural Brasília inicia, na próxima terça-feira (19), um novo projeto de cinema, o Cine Curta Brasil, que apresentará as novidades na produção de curta-metragens nacionais. Uma vez por mês, sempre às terças-feiras, às 13h, serão exibidos filmes produzidos em todo o Brasil com as temáticas pertencimento, empoderamento e mobilidade. As sessões gratuitas ocorrerão de abril a novembro de 2016 e apresentarão 27 filmes de diferentes gêneros cinematográficos, propostas estéticas e temáticas.

Para a sessão de estreia, às vésperas do aniversário da cidade, foram escolhidos três curtas brasilienses, que contemplam as três temáticas que farão parte da programação do projeto durante o ano. Serão exibidos os filmes Braxília (2011), de Danyella Proença, que mostra a cidade inventada pelo poeta Nicolas Behr inspirado na capital do país; O filho do vizinho (2010), de Alex Vidigal, que conta a história ficcional de Ronaldinho, um menino que acompanha, da janela do seu quarto, as aventuras e peripécias do filho do vizinho; e Zé do Pedal – Acima da Terra e abaixo do céu (2012), de Márcio Garapa e Viça Saraiva, que conta a vida e os ensinamentos de Zé do Pedal, uma das maiores lendas do esporte de Brasília. Após os filmes serão sorteados DVDs de curtas-metragens brasilienses.

O horário de exibição foi escolhido para que o intervalo do almoço seja também um momento de descontração, enriquecimento cultural e uma oportunidade para conhecer os diferentes sotaques do nosso cinema. O formato curta-metragem também é ideal para esse tipo de projeto, pois permite ao espectador assistir aos filmes na íntegra antes de voltar para o trabalho.

Destinado aos trabalhadores das redondezas da CAIXA Cultural, além de universitários, professores, cinéfilos e todos os interessados na sétima arte, o projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, e é produzido pela associação cultural Tantri Arte. A direção geral é da produtora de cinema Carina Bini, responsável por projetos como o Festival Internacional Cinema e Transcendência, com curadoria de Ana Arruda, idealizadora e coordenadora do Curta Brasília, evento anual dedicado ao curta-metragem na cidade.

Ficha técnica dos filmes

Braxília (DF) 2011
Direção: Danyella Proença. Com Nicolas Behr. Documentário, 18 min, livre.
Documentário sobre o poeta Nicolas Behr e seu olhar diante da cidade de Brasília. Num livre ensaio em parceria com Behr, o filme mostra a capital modernista que inspirou a criação de Braxília, cidade inventada pelo poeta.

O Filho do Vizinho (DF) 2010
Direção: Alex Vidigal. Com Ian Bauer, Diego Melo, Thiagones, Renato Leroy, Lauro Montana, Andrade Júnior, Ana Paula Braga, Daniela Gonçalves, Mary Constance Girdwood. Ficção, 7 min, livre. Pela janela do seu quarto, Ronaldinho olha maravilhado as aventuras e peripécias de um garoto que é chamado de várias formas pela vizinhança. Dos muitos nomes, Ronaldinho o chama de o Filho do Vizinho.

Zé do Pedal - Acima da Terra, Abaixo do Céu (DF) 2012.
Direção: Viça Saraiva e Márcio Garapa. Documentário, 25 min, 14 anos.
O curta conta a vida e os ensinamentos de Zé do Pedal, uma das maiores lendas do esporte brasiliense.


Serviço:

Cine Curta Brasil – Sessão de estreia – A Capital em 3 Filmes
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dia: 19 de abril
Hora: terça-feira, às 13h
Classificação Indicativa: verifique a classificação de cada filme na ficha técnica ou no site do projeto www.facebook.com/cineclubecurtabrasil
Duração: 60 minutos
Entrada franca limitada à lotação do teatro | Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário