ARTISTAS SE UNEM PARA REVITALIZAR E OCUPAR A SALA CONCHITA DE MORAES

Grupos de teatro, artistas, produtores e estudantes se juntaram para reformar e montar uma programação contínua na Sala Conhita de Moraes, localizada no subsolo do Teatro Dulcina (Setor de Diversões Sul). Entre doações, aquisições e empréstimos, o teatro de bolso foi pintado, teve a fiação elétrica substituída, goteiras e teto consertados para receber o público brasiliense, e tudo sob a chancela da Fundação Brasileira de Teatro.

Com a casa em ordem, os grupos se revezam para apresentar seu repertório nos finais de semana, com espetáculos infantis à tarde e adultos à noite. A Cia Burlesca e o Celeiro das Antas abriram as portas apresentando as peças “Bendita Dica” e “Domingo sem Chuva”, respectivamente. Pela frente, entrarão em cartaz trabalhos da Cia Colapso, da Mostra Conchita a 5, Cia Lumiato, Esquadrão da Vida e do Palhaço Pipino.

Apesar do avanço no espaço, ainda há muito que se fazer e por isso parte da bilheteria é destinada ao teatro, para compra de equipamentos de luz, som e ar condicionado, reformas na parte externa, e confecção de placa de identificação. Além disso, o público pode ajudar diretamente oferecendo serviços, materiais e divulgando a ação.

A ocupação faz parte do Movimento Dulcina Vive, que tem levado ao Complexo Cultural Dulcina de Moraes - teatros, salas, galerias e estúdios - diferentes atividades culturais promovidas pela comunidade artística, com o objetivo de fomentar e resgatar a cultura no Setor de Diversões Sul, hoje tomado por lojas comerciais, igrejas e sindicatos.

“A ocupação contribui com a retomada do teatro ao circuito cultural da cidade, criando uma programação regular e contínua, trazendo um novo público para o espaço.” Mafá Nogueira, diretor da Cia Burlesca.

A Sala Conchita de Moraes foi uma homenagem à atriz de teatro e mãe de Dulcina de Moraes, María de la Concepción Álvarez Bernard, mais conhecida como Conchita de Moraes. Inaugurada em 06 de agosto de 1991, a sala possui 100 lugares, sendo a caixa preta em formato de palco italiano, com 48 m².

PROGRAMAÇÃO

Bendita Dica - Cia Burlesca
30 de abril e 01 de maio, sábados e domingos às 15h

Domingo sem Chuva - Celeiro das Antas
08 a 24 de abril, sexta a domingo às 20h

Iara, O Encanto das Águas - Cia Lumiato
07 e 08 de maio, sábado e domingo às 15h

A História do Balão Vermelho - Celeiro das Antas
14 a 22 de maio, sábados e domingos às 15h

Mostra Conchita a 5 - Conchita a 5
07 a 29 de maio, sábados e domingos às 20h

Mostra infantil Cia Burlesca - Cia Burlesca
04 a 26 de junho, sábados e domingos às 15h

Quando o Coração Transborda - Esquadrão da Vida
04 a 26 de junho, sábados às 21h e domingos às 20h

Mostra Dulcina de Moraes - Faculdade Dulcina de Moraes
27 de junho a 09 de julho

Pra Subir na Vida! - Palhaço Pipino
16 a 31 de julho, sábados e domingo às 15h

Rivotrio, A Saga da Vida sem Bula - Cia Colapso
16 a 31 de julho, sábados às 21h e domingos às 20h


Serviço

Dias e Horários: Conforme Programação acima
Local: Sala Conchita de Moraes
Endereço: Setor de Diversões Sul, Prédio FBT (Teatro Dulcina)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Capacidade: 90 lugares

==> Foto: Marcela Regina

0 comments:

Postar um comentário