Unesp lança série de podcasts Hinos Olímpicos

Egresso, mestre e doutor pelo curso de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro, Tiago José Berg lança, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, o projeto “Hinos Olímpicos”.

O objetivo é resgatar os momentos mais marcantes das cerimônias de premiação dos Jogos Olímpicos em uma série de 22 episódios.

Cada um deles resgata e narra um fato curioso na história dos jogos e procura reproduzir o pódio com a execução dos acordes de cada hino nacional de época.

Também são apresentados dados e curiosidades sobre os atletas, o país sede e os respectivos hinos nacionais dos vencedores.

Ouça o primeiro programa:

[Especial Hinos Olímpicos] Pesquisador apresenta histórico e curiosidades sobre o Hino Olímpico executado pela primeira vez na Grécia em 1896. Tiago José Berg, pesquisador responsável pelo levantamento do material e doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp em Rio Claro, apresenta o Hino Olímpico, executado em 1896, na cidade de Atenas - Grécia.

O primeiro programa, assim como os próximos, já está disponível em: www.podcast.unesp.br

Sobre Tiago José Berg (Contato: tiago_berg@yahoo.com.br)
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) nas modalidades licenciatura (2005) e bacharelado (2006). Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp, Câmpus de Rio Claro, na área de concentração em Organização do Espaço, sob o título de "Território, cultura e regionalismo: aspectos geográficos em símbolos estaduais brasileiros" (2007-2009) e "A construção simbólica do espaço através da representação geográfica nos símbolos nacionais" (2010-2014). Possui dois livros publicados com os títulos: "Hinos de todos os países do mundo" (2008) e "Bandeiras de todos os países do mundo" (2013). É membro associado da North American Vexillological Association (NAVA), entidade de reconhecimento internacional no estudo das bandeiras (2011) e membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2014). Atualmente, é docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Capivari.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário