TRIBUTO A PAULINHO DA VIOLA NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Paulo César Baptista de Faria, o Paulinho da Viola, 73 anos, é mais conhecido como intérprete e autor de sambas que se tornaram clássicos da MPB. No entanto, ele é bem mais que isso: é autor de choros de sofisticada elaboração e instrumentista requintado ao violão e ao cavaquinho. Deve-se a ele, no início dos anos 1970, o movimento que ficou conhecido como "o ressurgimento do choro", gênero que estava então confinado a alguns guetos e quintais suburbanos do Rio de Janeiro, cultivado por músicos veteranos e condenado a desaparecer com eles.

Paulinho usou sua visibilidade pública para divulgar o choro. Passou, desde então, a ser reverenciado – e gravado – por grupos de choros não apenas veteranos, mas sobretudo os que surgiam em todo o país, entre os quais Os Carioquinhas e o Galo Preto, no Rio de Janeiro, e o Choro Livre, em Brasília. Esteve, inclusive, no show que inaugurou o Clube do Choro, em Brasília, em 1977.

É esse Paulinho chorão – instrumentista e compositor – que estará prioritariamente em pauta em 2016. Mas é claro que seus sambas antológicos, influenciados melódica e harmonicamente pelo gênero que aprendeu a ouvir e tocar desde criança, também terão lugar nos espetáculos. Mais do que nunca e acima de tudo, o Clube do Choro acredita que é preciso homenagear o músico Paulinho da Viola, compositor com lugar assegurado no panteão dos maiores da história da MPB, exaltando sua obra única e brasileiríssima, onde o tradicional e o moderno se fundem para formar o clássico e o eterno.

Dia 11 de março o Clube do Choro estréia sua programação de 2016 com o Tributo a Paulinho da Viola. Às 21:30hs, subirá ao palco o professor/violonista Henrique Neto, que anunciará o grupo Cinco Estrelas, vencedor do I Festival promovido pela Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello. Cinco estrelas terá a honra de abrir a noite apresentando 4 Choros, entre eles um de autoria de Paulinho da Viola. Em seguida Reco do Bandolim fará as honras da casa, falando sinteticamente sobre o Tributo a Paulinho da Viola. Entra em cena o grupo Choro Livre para mostrar Um Choro pro Waldir, de autoria de Paulinho da Viola e Cristóvão Bastos.

Daí em diante, Choro e samba com participação especial de Paulinho da Viola.

A apresentação acontece dia 11 de Março de 2016 – sexta-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 15,00 (meia) e R$30,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário