Santa Maria comemora 26 anos com bicicross, vôlei e DJs

Santa Maria completou 26 anos em 10 de fevereiro e vai comemorar agora em março. A administração regional, em parceria com empresários locais, preparou uma programação extensa para o fim de semana de 12 e 13 de março.

No sábado (12), as festividades começam às 9 horas com um torneio de futebol infantil, na Praça Central, próximo à administração, e terminam com som de DJs e torneio de vôlei de areia.

No domingo (13) de manhã, na Praça Central, ocorre a Copa Santa Maria de Bicicross e, à tarde, no Quadradão Cultural, há diversão para crianças e shows com artistas e grupos locais, como Di Cardoso, Célia e Selma, Relato Verbal, DJ Chris, Apagão Maluco, Tauan Rodrigues, Henrique e Ruan e Wagner Simão.

Área militar
Rodeada por dois ribeirões, o Alagado e o Santa Maria, a região é formada por áreas urbana, rurais e militares. De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2015, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, a população estimada é de 125 mil habitantes.

Seis núcleos rurais — Alagado, Santa Maria, Áreas Isoladas, Água Quente, Santa Bárbara e Colônia Agrícola Visconde de Inhaúma — fazem parte de Santa Maria. Na área militar, estão localizados o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo do Ministério da Aeronáutica e a Área Alfa do Ministério da Marinha.

O local começou a ser ocupado em 1990 quando ainda pertencia ao Gama. Os Decretos Distritais nº 348, de 1992, e nº 14.604, de 1993, criam e regulamentam a região administrativa de Brasília.

Transporte
São 32 quilômetros de distância da Rodoviária do Plano Piloto até a administração regional, na Avenida Alagados, Quadra Central 1. Para chegar a Santa Maria, partindo da Rodoviária do Plano Piloto, a população pode utilizar os ônibus articulados e alongados do BRT Sul, operados pela Viação Pioneira.

É possível ir também da W3 Sul e W3 Norte pelas linhas 0.252, 0.272, 252.1, 252.6, 272.1, 272.3. Veja horários e itinerários no site do Transporte Urbano do DF (DFTrans).

Dayane Oliveira, da Agência Brasília

==> Foto: Agência Brasília

0 comments:

Postar um comentário