Professor de Agronomia lança livro sobre o funcionamento da hidráulica agrícola

O Brasil é o segundo fornecedor mundial de alimentos e produtos agrícolas e está entre as dez maiores economias do mundo. Para que este crescimento seja alavancado ainda mais nos próximos anos, é preciso compreender mais sobre as necessidades de captação, armazenamento, transporte, distribuição e aplicação da água sobre aquilo que se produz. Para contribuir no aprendizado de seus alunos, o professor do curso de Agronomia da Universidade Federal de São Carlos, José Geanini Peres, planejou e escreveu o livro Hidráulica agrícola, que acaba de ser lançado pela EdUFSCar.

Em nove capítulos, o autor faz uma abordagem dos estados de agregação da matéria e das forças que neles estão envolvidas, introduz o conceito do que é fluido, destaca as diferenças e as principais características físicas entre líquidos e gases e as forças externas que atuam sobre eles, apresenta o sistema de unidades de medida utilizados no Brasil e os equipamentos utilizados na medição da pressão na estática dos fluídos. As diferentes formas de se expressar a vazão de um fluido em função do seu volume, massa ou peso são estudadas, assim como o escoamento de fluidos em condutos forçados. Uma análise bastante detalhada sobre as bombas hidráulicas utilizadas na elevação de água para projetos de irrigação e drenagem, canais de escoamento da água em condutos livres e métodos utilizados para medir a vazão em canais e tubulações também recebem atenção na obra.

O conteúdo de cada capítulo foi organizado de forma a maximizar a leitura, o entendimento e, principalmente, a motivação dos interessados no assunto, já que possui uma linguagem matemática assimilável por qualquer estudante matriculado em curso de graduação de nível superior e destina-se particularmente aos alunos de Hidráulica Agrícola e Irrigação e Drenagem. A ideia central é fazer com que os alunos pensem e apliquem imediatamente o que acabaram de ler, já que a obra disponibiliza uma série de exercícios com solução, sempre ilustrando o assunto previamente apresentado.

Sobre o autor – José Geanini Peres é graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Obteve mestrado em Irrigação e Drenagem e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira profissional trabalhando como consultor na iniciativa privada na área de planejamento e uso dos recursos de água e solo, com ênfase especial para a agricultura irrigada. Foi um dos fundadores do curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, em Araras-SP, do qual foi coordenador no biênio 2003 e 2004, tendo sido um dos responsáveis pela elaboração do seu projeto pedagógico. Atualmente é professor-associado do Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental, onde é responsável pelas disciplinas Hidráulica Agrícola, Relações Hídricas no Sistema Solo-Planta-Atmosfera e Irrigação e Drenagem.Tem larga experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase especial em Engenharia de Água e Solo, onde atua principalmente em temas ligados à irrigação, física de solo e ao consumo de água pelas culturas agronômicas em condições de ambiente protegido e de campo.

Título: Hidráulica agrícola 
Autor: José Geanini Peres
Número de páginas: 430
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 65,00
ISBN: 978-85-7600-416-5

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário