CARLINHOS VEIGA NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Carlinhos Veiga & banda lançam no dia 26 de fevereiro, no Clube do Choro de Brasília, seu mais novo trabalho, o EP Aurora me raiou. Neste álbum inaugura uma nova fase, introduzindo ao regionalismo, que é peculiar em sua obra, novas e modernas linguagens. Nesse mesmo dia o Aurora será também lançado nas plataformas de música da rede mundial, como a CD Baby, iTunes, Spotify, Deezer, entre outras.

Esse trabalho surgiu da necessidade de registrar as novas canções que nasceram de maneira espontânea nos ensaios da banda, enquanto se preparavam para os shows de 2015. Uma melodia compartilhada, rapidamente se transformava numa canção com arranjos elaborados coletivamente. Quem acompanha o trabalho de Carlinhos há anos, sabe que a percussão sempre teve primazia. No entanto, nesse novo álbum a bateria e elementos eletrônicos naturalmente foram incorporados ao trabalho, dando uma nova textura e corpo às canções.

O EP traz ao todo sete canções, parcerias de Carlinhos Veiga com Felipe Viegas, Romero Fonseca, Jorge Camargo e João Inácio. Tanto no EP, quanto no show, Carlinhos Veiga (voz, violão e viola caipira) é acompanhado por sua banda: Cláudia Barbosa (flauta e vocal), Felipe Viegas (piano, teclados e violão), Enos Marcelino (acordeom), Eline Rattacaso (vocal), Dido Mariano (baixo), Leo Barbosa (percussão) e Ismael Rattis (bateria). O álbum contou com a participação de Marcus Moraes (guitarra), Victor Angeleas (bandolim) e os vocais de Anna Flor e Cézar Feitoza. Eles também participarão do show de lançamento.

Carlinhos Veiga nasceu em Goiânia e desde pequeno foi influenciado pela musicalidade da família. Ainda nos primeiros anos da juventude, na década de 80, iniciou sua carreira, caracterizada pelo compromisso com as raízes culturais brasileiras.

Em 1995 participou do Prêmio BEG Natureza, promovido pelo Banco do Estado de Goiás, recebendo o seu primeiro troféu. O resultado foi a gravação do CD TERRA (1995). Depois disso seguiram MENINO (1999), sua primeira produção em Brasília, MATA DO TUMBÁ (2002), SANTA LOUVAÇÃO (2003), SIRIPEQUI – entre mangues e cerrados (2005), gravado em parceria com o artista capixaba Rogério Pinheiro, FLOR DO CERRADO (2007), com o apoio do FAC – Fundo de Arte Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF, o CD e DVD CHÃO (2010), gravado ao vivo na cidade de Pirenópolis. Em 2014 lançou o PARCEIRAGENS, seu oitavo álbum, fruto de um projeto bem sucedido de crowdfunding (financiamento coletivo por meio das redes sociais).

Além das gravações, Carlinhos Veiga participou de diversos projetos culturais. Em 2008 realizou o projeto PELAS ESTRADAS DESSES BRASIS, em parceria com a Funarte – Ministério da Cultura. Em 2009 foi um dos 60 artistas brasileiros selecionados para o Projeto Pauta Funarte. Em 2010 foi premiado no “Festival Nacional FM”, com a canção Maragogi, e no “Prêmio Tom Jobim de Música”, promovido pelo SESC, com a canção Catavento. Em ambos festivais recebeu a premiação de Júri Popular.

O ano de 2012 foi especial para Carlinhos Veiga. Depois de ser o artista homenageado no festival Som do Céu (BH), se apresentou no projeto Sonidos de la tierra, em Cuernavaca, México, ao lado do percussionista Leo Barbosa. Participou ainda do programa “The Polite Room”, na Inglaterra. Teve sua canção Raiares, parceria com Robson Rodrigues, eleita primeiro lugar no Prêmio SESC de Música Tom Jobim 2012. Em 2013, recebeu o terceiro lugar na categoria melhor música do Festival Candango Cantador, com a canção Ouro Preto, sua parceira com Gladir Cabral.

Nos últimos anos Carlinhos se apresentou nos principais espaços culturais de Brasília e em dezenas de cidades brasileiras. Apresentou-se ainda em Angola, Costa Rica, Portugal, Itália, Estados Unidos, entre outros países.

Em 2015 participou do programa Sr Brasil, veiculado nacionalmente pela TV Cultura (SP) e apresentado por Rolando Boldrin.

Os planos para 2016 incluem o lançamento do seu novo trabalho em cidades brasileiras e shows na França, Espanha e outros países europeus, previstos para o mês de outubro.

A apresentação acontece dia 26 de Fevereiro de 2016 – sexta-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 15,00 (meia) e R$30,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Cristiano Carvalho

0 comments:

Postar um comentário