Edgar Morya e Lucia Santaella discutem novas tecnologias e humanismo em debate gratuito

Como os estudos e as pesquisas sobre o funcionamento cerebral podem contribuir para o bem estar humano e o que esperar para o futuro? À luz das novas tecnologias, ainda podemos falar em humanismo ou o próprio sentido do humano está se desconstruindo? Quais os caminhos da arte?

Para responder a essas questões o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília reúne o cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis, e a ensaísta e pesquisadora de novas mídias Lucia Santaella, no último debate do ciclo Arte & Ciência, que acontece no dia 09 de dezembro, a partir das 20h. Com o tema O Futuro do Humano, o debate é gratuito e conta com a mediação do jornalista e professor da UnB Paulo Paniago. Arte & Ciência tem patrocínio do Banco do Brasil.

Numa série de sete encontros mensais, o ciclo tem por objetivo discutir questões estimulantes e atuais, como os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas; o poder das artes e da música para o bem-estar psicológico; as fronteiras filosóficas da física e da cosmologia; as relações entre a lógica não-clássica e a arte, etc.

Além de Morya e Lucia Santaella, participaram do ciclo, nomes de prestígio no meio científico, artístico e intelectual, como os neurocientistas Esper Cavalheiro e Jociane Myskiw; o músico José Miguel Wisnik; o escritor Michel Laub; os físicos Luiz Pinguelli Rosa e Rogério Rosenfeld; o poeta e filósofo Antonio Cicero; a biogeneticista Mayana Zatz; o matemático Francisco Antonio Dória; os artistas plásticos Hermuche e Ivald Granato, e a filósofa Olgária Matos.

Edgard Morya é graduado em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1996), possui doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2003) e Pós-Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2006). Atualmente faz parte da equipe de Miguel Nicolelis, sendo coordenador de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, em Macaíba (RN), no Instituto Santos Dumont. Tem experiência na área de neurociência e neurofisiologia, com ênfase em eletrofisiologia, controle motor, psicofísica e acoplamento sensório-motor.

Lucia Santaella é pesquisadora do CNPq, professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com doutoramento em Teoria Literária e Livre-Docência em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo. É Diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUC SP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes. Fez repetidos estágios de pós-doc (Fullbright, Fapesp, CNPq, Capes, DAAD). Recebeu os prêmios Jabuti em 2002, 2009, 2011, 2014, o prêmio Sergio Motta, em 2005, e o prêmio Luiz Beltrão, em 2010. Organizou treze livros e, de sua autoria, publicou quarenta e um livros e perto de trezentos artigos em publicações especializadas, no Brasil e no Exterior.

O debate O Futuro do Humano acontece no Teatro e as senhas devem ser retiradas na bilheteria, a partir das 19h. O CCBB Brasília fica na SCES, Trecho 2, tel.: 3108-7600.

PARA ROTEIRO
Evento: Arte & Ciência
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Debate: O Futuro do Humano
Dia: 09.12.2015 – Segunda-feira
Horário: 20h às 22h
Entrada franca - mediante retirada de senha, distribuída na bilheteria do Centro Cultural com uma hora de antecedência.
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: 61 3108-7600

Debatedores: Edgard Morya e Lucia Santaella
Mediação: Paulo Paniago
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves


==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário