SLOW FILME - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO - dias 05 e 06 de dezembro

A identidade é o que particulariza uma cultura, o que a distingue no mundo. Comer é um ritual de afirmação dessas identidades. Povos se alimentam de maneiras diferentes e seus hábitos alimentares afetam o destino de campos, florestas, rios, oceanos. Ao escolher o que comer, o ser humano se integra a uma grande cadeia que começa no pequeno produtor e ganha escala global. Sentar-se à mesa, portanto, é um gesto político. Desde 2010, a Objeto Sim Projetos Culturais, produtora sediada em Brasília, realiza, na pequena cidade de Pirenópolis/Goiás, o SLOW FILME – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local, que faz um convite ao espectador: nutrir-se e informar-se, construindo hábitos mais saudáveis para a saúde não só do ser humano, mas também do planeta. Anualmente, sob a curadoria do crítico e professor de cinema Sérgio Moriconi, são exibidos filmes inéditos, premiados em grandes festivais internacionais ligados ao conceito da sustentabilidade, do respeito ao meio ambiente e às tradições culturais. Agora, pela primeira vez, uma amostra do festival poderá ser vista em Brasília. Dentro do MERCADO MUNDI, a Objeto Sim vai realizar o pré-lançamento da MOSTRA BRASÍLIA do SLOW FILME. Um convite para aliar informação, arte e consciência.

O Pré-lançamento do SLOW FILME exibirá curtas e longas-metragens sobre sonhos e realizações de comunidades, cozinheiros e produtores de alimentos em diferentes pontos do planeta. Na sexta-feira, a sessão de cinema terá início com a exibição de curtas universitários sobre questões sociais.

O evento está integrado a um grande encontro gastronômico dedicado a apresentar os diferentes sabores do mundo e refletir sobre o futuro da alimentação. O MERCADO MUNDI, que acontece de 4 a 6 de dezembro, no Campus Edson Machado do IESB (613/614 sul), promete oferecer pratos de culinárias nacional e internacional e produtos orgânicos, propor piquenique na grama, promover aulas com chefs de renome, palestras sobre temas de alimentação e cultura e muito mais. Visitação na sexta e sábado, das 12h às 22h, no domingo, das 10h às 20h. ENTRADA FRANCA!
MAIS INFORMAÇÕES: www.mercadomundi.com

PROGRAMAÇÃO

ENTRADA FRANCA. PARTICIPAÇÃO SUJEITA A LOTAÇÃO

SEXTA (04/12), de 19h às 21h30
CURTAS UNIVERSITÁRIOS: INSPIRAÇÕES DE CHEF, VEGETARIANDO-SE e ALISAR PRA QUÊ?
REALIZADORES: Vitor Delduque, Victor Rocha, Alicia Eschavarria, Paulo Barretto, Ryan de Pádua, Wirton Araújo, Ana Carolina, Ana Rebeca, Camila Tessália, Mateus Lins, Gabrielle Almeida, Noelli Marques, Leonardo Monteiro
PROFESSOR: Mike Peixoto

SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO – MOSTRA BRASÍLIA

·         O BEZERRO QUE QUERIA SER HAMBÚRGER (EUA 2010)
·         MEATRIX (EUA 2003)
·         MENU DE DOMINGO (ALEMANHA 2011)
·         PEPERONI (ITÁLIA 2001)
·         BARU – CASTANHA DO CERRADO (BRASIL 2013)
·         THE CHILE FILM - O SANGUE VERMELHO E VERDE DO NOVO MÉXICE (EUA 2012)

SÁBADO (05/12), de 19h às 21h30
SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO
·         NERUA GUGGENHEIM, UMA VIAGEM À ESSÊNCIA (ESPANHA 2014)
·         CORAGEM É UM DOM (BRASIL 2013)
·         TERROIR (FRANÇA 2004)
·         O RETORNO (ITÁLIA 2011)
·         NA TRILHA DE GASTÓN  (Perú 2014)

SINOPSES

O BEZERRO QUE QUERIA SER HAMBÚRGER (The Cow Who Wanted to be a Hamburger) - ESTADOS UNIDOS, 2010, Cor, 5 min, Animação
Direção: Bill Plympton
Um bezerro, manipulado pela publicidade enganosa, anseia pela “felicidade” de se transformar em suculentos hambúrgueres. Seus esforços para alcançar a tão sonhada felicidade são muitos até que a dura realidade é revelada. Fábula sobre o poder da propaganda, o sentido da vida e o teste do amor de uma mãe. Um drama bovino com momentos épicos.
O curta foi pré-selecionado em 2011 para o Oscar e indicado ao prêmio de melhor curta de animação do 38º Annie Awards, o Oscar da animação.

MEATRIX – EUA, 2003, cor, 4min, Animação
Direção: Louis Fox
Em uma sátira ao clássico da ficção científica Matrix, Leo, um porco de uma pequena fazenda familiar, é chamado por um touro antropomórfico, Moopheus, que mostra a ele que a fazenda em que ele vive e conhece é uma ilusão e que ele está realmente sob domínio de uma terrível "fazenda industrial".
Roteirista e diretor de diversas animações e produções de vídeo, com The Meatrix, Louis Fox conquistou vários prêmios em festivais internacionais..

MENU DE DOMINGO (Sunday Menu), ALEMANHA, 2011, Cor, 24 min, Ficção.
Direção: Liesl Nguyen
Nos subúrbios de Berlim, uma adolescente vietnamita-alemã enfrenta conflitos de geração e transculturais através do poder ritualístico da comida. Ela divide seus dramas emocionais com sua avó doente e que sente saudades de sua pátria; sua mãe, que luta para manter o mal-sucedido restaurante familiar, e seu primo otimista, que parece muito bem adaptado às duas culturas.
O filme é livremente inspirado no conto "Sunday Menu" do escritor vietnamita Pham Thi Hoai, que reside em Berlim.

NA TRILHA DE GASTÓN (Buscando a Gastón, Peru, 2014, 75 min, Documentário)
Direção: Patricia Perez
Há muitos grandes chefs em todo o mundo. Apenas um é considerado um herói nacional. Conheça o chef Gastón Acurio e o siga em uma jornada para descobrir as histórias, os sonhos e as inspirações por trás do homem que transcendeu sua gastronomia para fora da cozinha em uma missão para mudar seu país por meio da comida. Deixe esta jornada levá-lo para o mundo da culinária peruana e do poder dos alimentos no Peru. Gastón ensina, por meio de sua atitude, a importância da convicção e o valor da vocação para realizar qualquer projeto com amor e com a consciência de que, para alcançar qualquer coisa, é necessária a colaboração de outras pessoas. Porque as pessoas que são apaixonadas o suficiente para acreditar que podem fazer a diferença, são as que realmente o fazem.

PEPERONI ITÁLIA, 2001, cor, 18min, Ficção
Direção: Giuseppe Gagliardi
Uma história de amor que nasce de uma antiga tradição da Calábria: para pedir a mão de uma jovem em casamento, o rapaz coloca um toco de árvore diante da casa do pai dela. Depois dessa cena, o filme passa a um almoço típico calabrês, com abundância de pimentões preparados das mais variadas maneiras.
O curta-metragem recebeu diversos prêmios, como o Golden Snail do Slow Food on Film, melhor curta do Ischia Film Festival e o Sacher d’Argento

BARU – CASTANHA DO CERRADO BRASIL, 2013, cor, 6min04seg, Documentário
Direção: Diego Mendonça e Farid Abdeinour
O baru é uma das riquezas escondidas do Cerrado brasileiro. Há tempos conhecida e apreciada pelas populações locais do Brasil central, o baru está ganhando importância como alimento saudável, fonte sustentável de renda e também com símbolo de resistência das comunidades contra o desmatamento acelerado que o Cerrado vem sofrendo.
O filme faz parte de uma coleção da iniciativa Cerratinga, que visa despertar o interesse dos consumidores para os frutos do Cerrado e da Caatinga. Mostra a importância do extrativismo como estratégia comunitária de conservação e retrata um dos muitos grupos produtivos que se organizaram em prol da produção sustentável no interior do Brasil.

THE CHILE FILM - O SANGUE VERMELHO E VERDE DO NOVO MÉXICO (La Sangre Rojo y Verde de Nuevo México)EUA, 2012, cor, 26min, Documentário
Direção: Kelly Brinn Urig
A alimentação é elemento essencial de qualquer cultura. No vibrante Novo México, nenhuma comida está acima da pimenta Chile, reverenciada por seu sabor único. Gerações de agricultores dedicam-se à cultura da pimenta. O documentário acompanha a história da pimenta Chile, sua importância para a economia do Novo México, seus benefícios para a saúde e os efeitos na agricultura.  

NERUA GUGGENHEIM, UMA VIAGEM À ESSÊNCIA (Nerua Guggenheim, un viaje a la esencia), Espanha, 2014, cor, 17min, Documentário
Direção: Ivan Miñambres
Ideia original de Josean Alija, chef do restaurante Nerua, do Museu Guggenheim de Bilbao, que tem uma proposta que vai além da gastronomia. Seguindo a linha de compartilhar experiências e conhecimentos gerados em seu restaurante, Alija mostra sua visão pessoal sobre como compreende a cozinha e sua relação com o ambiente, seus métodos de pesquisa, relacionamento com fornecedores etc. O filme inclui, ainda, a colaboração especial do músico basco Gari, que foi responsável pela criação da nova versão de sua música "Zaharra Zara Bilbo", especificamente adaptada para este documentário.
Em 2011, o chef Josean Alija recebeu sua primeira estrela pelo Guia Michelin e três sóis pelo Guia Repsol. Foi nomeado pela Academia Internacional de Gastronomia Chefe do Futuro 2011 (Prix du Chef de L’Avenir 2011). O Cuaderno Matoses selecionou o Nerua como o segundo melhor de 2014, depois de percorrer 350 restaurantes em mais de 20 países, além de nomeá-lo como o melhor chef do ano. Em 2015, a prestigiada revista “Restaurant” incluiu o Nerua pela primeira vez na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo.

CORAGEM É UM DOMBrasil, 2013, cor, 13min18seg, Documentário
Direção: Tiago Carvalho
A rotina do casal Dona Gracinha e seu Ranulfo no sertão da Bahia, na seca mais severa dos últimos 50 anos. Como os produtores conseguem continuar vivendo e produzindo com muito trabalho e boas ideias.
Filme realizado dentro do projeto Curta Agroecologia, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), que reúne movimentos, redes e organizações engajadas em experiências concretas de promoção da agroecologia, da agricultura familiar e de alternativas sustentáveis de desenvolvimento rural.

TERROIR – França, 2004, 9min35, cor, Documentário
Escrito e realizado por Serge Abaza
Realização: Comitê Interprofessionnel du Vin de Champagne
Uma apresentação da região de Champagne-Ardenne, uma área de 32 mil hectares situada no nordeste da França e ocupado por vinhedos desde a época dos romanos. A qualidade das uvas da região foi exaltada já por Plínio, no século I da era cristã.  “Terroir” é expressão usada pra referir-se a uma extensão limitada de terra dedicada à produção agrícola, com relação mais íntima entre o solo e o microclima particular.

O RETORNO (Il Ritorno)ITÁLIA, 2011, cor, 12min, Documentário
Direção: Roberto Rabitti
Curta-metragem que descreve os princípios gastronômicos nos quais se baseia a cozinha de Massimo Bottura, que comanda a cozinha da Osteria Francescana, de Módena, Itália, restaurante que tem estrelas no prestigiado Guia Michellin e foi eleito o terceiro melhor do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants 2013. O chef é conhecido por buscar referências e inspiração para seus pratos na arte, na paisagem e na tradição.

==> Foto: Free Range Studios

0 comments:

Postar um comentário