Orquestra Criança Cidadã grava DVD em Roma

Uma orquestra brasileira, com uma solista japonesa, executando obras de um famoso compositor alemão. Os sons dessa mistura cultural estão imortalizados no CD/DVD intitulado “Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo”, que acaba de ser gravado em um concerto aberto ao público realizado na Basilica dei Santi Silvestro e Martino ai Monti, na noite desta quinta-feira (5), em Roma. O resultado do primeiro álbum musical do grupo brasileiro gravado no exterior poderá ser conferido até o final de janeiro de 2015, após passar pelo processo de montagem e edição de imagem e som.

Um ano após terem tocado juntos para o Papa Francisco no Vaticano, a Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo se encontraram novamente para gravar as três peças de Johann Sebastian Bach para violino e orquestra. Um dos nomes mais consagrados da música clássica nipônica, Kubo foi a solista da noite. "Apesar de não ser uma religião muito comum no meu país, eu sou católica. E estar aqui hoje tocando violino, que é o que eu mais gosto de fazer, e transformando isso em um CD/DVD, é a realização de um sonho antigo", comentou a violinista. "Não tive dúvidas de que teria que ser esses meninos e meninas a me acompanharem. Apesar de jovens, eles são bons no que fazem, e a gente vê paixão, vontade. É um momento muito especial para todos nós", revelou.

A Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo se conheceram por meio de Yasukaze Chaki, presidente da Bunkyo Gakki, empresa japonesa parceira do projeto social. "Nós ajudamos a orquestra com materiais e ferramentas para a escola de luteria. Tivemos o prazer de estar presentes, junto com Yoko, que é uma amiga pessoal, na apresentação para o Papa no ano passado. Então surgiu a ideia de realizar este projeto. Ela está animada, e nós também", explicou Chaki.

“Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo” vai oferecer uma performance inédita e diferenciada das peças do autor alemão. “Para a Orquestra, a produção do CD/DVD, enquanto obra musicalmente significativa, demonstra o grau de profissionalismo alcançado pelos jovens músicos e servirá para atrair patrocinadores e apoiadores”, explica o coordenador geral do projeto, juiz João Targino.

O álbum terá 10 mil cópias, com a distribuição dividida. Serão doados 5 mil exemplares às obras sociais do Vaticano, 2,5 mil irão para a empresa Bunkyo Gakki, e os outros 2,5 mil serão da Orquestra Criança Cidadã. A quantidade destinada à Orquestra será direcionada aos patrocinadores do projeto e à comercialização, cuja renda se reverterá às atividades desenvolvidas pela Criança Cidadã.

YOKO KUBO - A japonesa é uma das violinistas mais importantes do mundo. Ela atualmente é professora da Faculdade de Música de Osaka e professora-chefe da seção de composição no curso de mestrado da Faculdade de Música de Osaka. Yoko é professora visitante da Universidade de Paris-Sorbonne desde 2005. Foi o primeiro lugar no Concours Premier Franco - Japonais de Jeune Musique Contemporaine em 1983. Kubo já promoveu importantes recitais, concertos e palestras como compositora e pianista no Japão, Europa e nos EUA. Suas obras foram tocadas pela Orquestra Sinfônica de Tóquio, Orquestra Sinfônica de Kyoto, pela Orquestra Century Osaka e por solistas internacionais, como Claude Helffer e Pierre-Yves Artaud. Seus trabalhos também têm sido transmitidos em muitos países, como Japão, França, Alemanha e Estados Unidos.

Saiba mais sobre a Orquestra Criança Cidadã

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento já há nove anos, visa ao resgate social de crianças carentes através da música. Primeiramente atuando na Comunidade do Coque, no Recife, a Orquestra hoje também possui um núcleo no distrito de Camela, no município do Ipojuca, Pernambuco.

O projeto atende gratuitamente a 330 jovens, entre 6 e 24 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

O método utilizado para o ensino é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica – a criança aprende brincando. A Orquestra também garante a profissionalização dos alunos através da Escola de Formação de Luthier e Archetier, onde os aprendizes são treinados na arte da construção e reparo dos instrumentos de corda.

Os alunos permanecem no projeto por um período de cinco horas, sempre no contraturno escolar, das 7h30 às 18h30. Entre atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra já enviou estudantes para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha e México.

A Orquestra Meninos do Coque vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar. Em seus nove anos de existência, recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010. No website do projeto, é possível conferir e acompanhar informações detalhadas sobre a Orquestra Criança Cidadã. O endereço é www.orquestracriancacidada.org.br.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário