Na última bola, UniCEUB/BRB/Brasília vence o Malvin (URU) e se classifica para a final da Liga

O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília está garantido na final da Liga Sul-Americana. Em partida emocionante, a equipe brasiliense venceu o Malvin (URU) por 77 a 75 e se classificou com uma rodada de antecedência para a decisão do torneio.

O cestinha do selecionado brasileiro foi o ala-pivô Guilherme Giovannoni com 19 pontos. No entanto, o destaque da equipe foi o pivô Ronald, que marcou 16 pontos, pegou 8 rebotes e deu 3 tocos – um deles na última bola do jogo. O armador Fúlvio (11 pontos e 6 assistências) e o ala-pivô Cipolini (11 pontos) também foram fundamentais no triunfo do esquadrão da capital federal. O maior pontuador do Malvin foi o ala norte-americano Kennedy Winston, com 25 tentos.

O time candango começou o jogo marcando bem e logo abriu 8 a 0 no placar. Liderados por Giovannoni, que errou apenas um arremesso de quadra no primeiro quarto e anotou 13 pontos, os comandados de José Carlos Vidal chegaram a conseguir 10 de vantagem (16 a 6). A partir daí, o Malvin melhorou o sistema ofensivo, equilibrou a partida e cortou a diferença no placar para apenas 4 pontos ao fim da parcial (25 a 21).

No segundo quarto, as duas equipes defenderam com maior consistência. O baixo aproveitamento dos ataques foi a tônica durante quase toda a parcial. Nesse momento, a coletividade ofensiva dos brasilienses fez a diferença. O “Time de Lobos” contou com a pontuação de 6 jogadores para ampliar a vantagem no período e fechar a primeira etapa de jogo em 48 a 35.

Os uruguaios voltaram melhor na parte defensiva no segundo tempo. O ataque brasiliense cometeu 6 erros no terceiro quarto e anotou apenas 16 pontos. O norte-americano Winston comandou o ataque do Malvin na parcial e os donos da casa encostaram no placar ao final do período: 64 a 59.

O último quarto de jogo foi de tirar o fôlego. O sistema defensivo uruguaio funcionou melhor durante boa parte do período e o Malvin chegou a tomar a dianteira no placar a poucos minutos do fim da partida (72 a 70). Porém, o esquadrão brasiliense respondeu com 5 pontos seguidos – arremesso de três de Cipolini e bandeja de Giovannoni – e retomou a vantagem (75 a 72). No ataque seguinte, os anfitriões anotaram uma bola de três pontos e empataram o duelo.

No derradeiro minuto de jogo, brilhou a estrela do jovem pivô Ronald. A 4 segundos do encerramento, ele recebeu brilhante assistência de Fúlvio, enterrou com vontade e deu 2 pontos de vantagem ao UniCEUB/Cartão BRB/Brasília. Na posse seguinte, bloqueou a tentativa de três de Winston e garantiu a classificação da equipe da capital federal para a final da Liga Sul-Americana.

O técnico José Carlos Vidal ressaltou a união entre os jogadores como fator importante para a vitória e comemorou a passagem do time para a final da competição. “A união da equipe faz com que todos entrem e deem seu máximo em cada jogo. Conseguimos ter tranquilidade para fechar a partida e isso é muito importante. Agora vamos em busca do título”.

O armador Fúlvio destacou a disciplina tática do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília no confronto e celebrou o sucesso da parceria com Ronald. “O entrosamento entre a gente só vem crescendo e tinha total confiança que íamos fechar a jogada final com chave de ouro”.

Amanhã (12), o “Time de Lobos” fecha a participação na fase semifinal às 19h45 contra o já eliminado Quilmes de Mar del Plata (ARG).

==> Foto: José Jiménez Tirado / FIBA Americas

0 comments:

Postar um comentário