Lançamento da Revista Tubo de Ensaios - 25 de novembro (hoje) - Universidade de Brasília

A primeira Revista Tubo de Ensaios tem lançamento na quarta (25 de novembro), às 19 horas, no Anfiteatro 9 (Universidade De Brasília), com entrada franca.

A ação da Diretoria de Arte e Cultura (DEA-UnB) traz a primeira edição, intitulada “Oriente-se”. A revista representa um marco nos 14 anos de história do projeto que reuniu expressões, impressões e talentos na Universidade de Brasília. 

O lançamento contará com a ambientação da BsBLork – Orquestra de Laptops de Brasília e será seguido de coquetel aos participantes. Na ocasião haverá uma homenagem performática à Conrado Silva, parceiro do projeto, falecido em 2013.

Sobre o Projeto Tubo de Ensaios:

O Projeto Tubo de Ensaios tem a finalidade de possibilitar na Universidade de Brasília (UnB), mais um espaço para experimentação em artes de forma coletiva e transdisciplinar, mesclando as diversas linguagens artísticas enveredadas pela performance.

O projeto surgiu no Campus Universitário Darcy Ribeiro, no ano de 2000. Foi idealizado por Magno Assis, ex-aluno da UnB e membro da Diretoria de Esportes, Arte e Cultura (DEA) da Universidade de Brasília.

Ele defende que o evento favorece outros caminhos para o teatro da cidade. “Grupos que contribuíram com o Tubo de Ensaio desenvolveram uma metodologia própria a partir do experimento”, afirma Magno. Entre as referências para experimentação estão as técnicas de Augusto Boal.
Sobre Conrado Silva – Homenageado na edição “Oriente-se”:
Um dos precursores da eletroacústica no Brasil, o músico, engenheiro nasceu em Montevidéu, no Uruguai, ele se mudou para o Brasil em 1969, incentivado pelo amigo Darcy Ribeiro, sendo contratado pelo Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB). Ali usou o conhecimento adquirido com nomes como John Cage e Karlheinz Stockhausen para disseminar tecnologias eletroacústicas, ajudando na formação de uma geração de músicos.

Demitido durante a ditadura militar, passou a organizar cursos em São Paulo, lecionando também na Universidade de São Paulo (Unesp). Voltou a lecionar na UnB nos anos 1990, até se aposentar, em 2010. Foi membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, na qual chegou a ocupar o cargo de Primeiro Secretário. Ajudou a criar também a Associação Internacional de Computação e Música.

Como compositor, criou trabalhos elogiados como “Brinquedos” (1971) e “Ulisses” (1973). Foi também colaborador de engenharia acústica em projetos assinados por Oscar Niemeyer em Brasília.

Serviço: Lançamento da Revista Tubo de Ensaios
Data: 25 de novembro (quarta) às 19 horas
Local: Anfiteatro 9 – Universidade de Brasília – UnB
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

==> Foto: Marcelo Dischinger

0 comments:

Postar um comentário